Pas­sa­por­te di­plo­má­ti­co Qu­em po­de ter e quais são su­as re­ga­li­as

Metro Brazil (Espirito Santo) - - BRASIL - BRA­SÍ­LIA

Al­te­ra­do em 2011 – de­pois de re­ve­la­do que os fi­lhos e ne­tos do ex- pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Silva ti­nham pas­sa­por­tes di­plo­má­ti­cos mes­mo de­pois da sua saí­da do go­ver­no e de não se­rem me­no­res de ida­de –, o sis­te­ma de con­ces­são do do­cu­men­to per­mi­te que di­ver­sos mem­bros dos três po­de­res pos­sam re­cla­mar pe­lo be­ne­fí­cio.

Além do pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca e de seu vi­ce, ex-pre­si­den­tes tam­bém po­dem so­li­ci­tar o pas­sa­por­te di­plo­má­ti­co.

Da mes­ma for­ma, mi­nis­tros de Es­ta­do, go­ver­na­do­res, se­na­do­res, de­pu­ta­dos e mi­nis­tros do STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral), dos Tri­bu­nais Su­pe­ri­o­res e do TCU (Tri­bu­nal de Con­tas da União) são au­to­ri­za­dos a pos­suir o do­cu­men­to.

Só em 2019, fo­ram ex­pe­di­dos pe­lo Ita­ma­raty 229 pas­sa­por­tes a pe­di­do do Se­na­do. Des­ses, 116 fo­ram emi­ti­dos em no­me de fa­mi­li­a­res. Uma por­ta­ria do Mi­nis­té­rio das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res de 2011 diz que a uti­li­za­ção do pas­sa­por­te es­pe­ci­al pa­ra pa­ren­tes “es­ta­rá vin­cu­la­da à mis­são ofi­ci­al do ti­tu­lar e, por­tan­to, te­rá a va­li­da­de da mis­são”.

En­quan­to o ci­da­dão co­mum pa­ga R$ 257,25 pa­ra ad­qui­rir seu do­cu­men­to, os pas­sa­por­tes di­plo­má­ti­cos pos­su­em a ca­pa ver­me­lha e são gra­tui­tos pa­ra as au­to­ri­da­des e aos seus de­pen­den­tes.

Eles per­mi­tem aten­di­men­to es­pe­ci­al em ae­ro­por­tos, co­mo fi­la se­pa­ra­da dos de­mais pas­sa­gei­ros, pri­o­ri­da­de em ba­ga­gens e, de­pen­den­do do país, dis­pen­sa do pe­di­do de vis­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.