For­ça Na­ci­o­nal vai ocu­par Es­pla­na­da

Pre­cau­ção con­tra ma­ni­fes­ta­ções. Com atos po­pu­la­res pre­vis­tos nos pró­xi­mos di­as, GSI diz que me­di­da é pa­ra pro­te­ger pa­trimô­nio pú­bli­co. Os agen­tes fi­ca­rão no lo­cal por 33 di­as

Metro Brazil (Espirito Santo) - - BRASIL -

Quem pas­sar pe­la Es­pla­na­da dos Mi­nis­té­ri­os e pe­la Pra­ça dos Três Po­de­res nos pró­xi­mos 33 di­as – pe­río­do sus­ce­tí­vel à pror­ro­ga­ção – po­de­rá ver no lo­cal mem­bros da For­ça Na­ci­o­nal de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca.

A me­di­da au­to­ri­za­da pe­lo mi­nis­tro da Jus­ti­ça, Sér­gio Mo­ro, aten­de a um pe­di­do do ge­ne­ral Au­gus­to He­le­no, res­pon­sá­vel pe­lo GSI (Ga­bi­ne­te de Se­gu­ran­ça Ins­ti­tu­ci­o­nal) – ór­gão do go­ver­no com sta­tus de mi­nis­té­rio.

Se­gun­do a por­ta­ria pu­bli­ca­da on­tem no Diá­rio Ofi­ci­al da União, o ob­je­ti­vo é re­a­li­zar ações pa­ra a pre­ser­va­ção da or­dem pú­bli­ca, a se­gu­ran­ça das pes­so­as e a de­fe­sa dos bens da União na ca­pi­tal fe­de­ral que, nos pró­xi­mos di­as, se­rá pal­co de uma sé­rie de ma­ni­fes­ta­ções.

Con­ten­ção

A de­ci­são an­te­ce­de ao me­nos três gran­des even­tos agen­da­dos pa­ra ocor­rer até maio na re­gião cen­tral de Bra­sí­lia: Dia do Tra­ba­lho, um pro­tes­to con­tra a re­for­ma da Pre­vi­dên­cia – que tra­mi­ta na Câ­ma­ra – e uma mar­cha do ATL (Acam­pa­men­to Ter­ra Li­vre) pre­vis­ta pa­ra a pró­xi­ma se­ma­na, na qu­al são es­pe­ra­dos 7 mil in­dí­ge­nas de to­do o Bra­sil.

Em no­ta, o GSI in­for­mou que o pe­di­do tem ca­rá­ter pre­ven­ti­vo e que os agen­tes obe­de­ce­rão ao pla­ne­ja­men­to de­fi­ni­do pe­lo Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça.

Não con­ven­ceu

A ban­ca­da do Psol na Câ­ma­ra apre­sen­tou on­tem um pro­je­to de De­cre­to Le­gis­la­ti­vo pe­din­do a anu­la­ção da por­ta­ria.

Pa­ra a le­gen­da, o go­ver­no não apre­sen­tou jus­ti­fi­ca­ti­va con­vin­cen­te pa­ra o em­pre­go da For­ça Na­ci­o­nal e clas­si­fi­cou a me­di­da co­mo uma “cla­ra ten­ta­ti­va de cer­ce­ar a li­ber­da­de de ma­ni­fes­ta­ção” e um “gra­ve ata­que à de­mo­cra­cia”.

| MAR­CE­LO CA­MAR­GO/ABR

Ato con­tra Te­mer: em 2017, ma­ni­fes­tan­tes con­fron­tam po­li­ci­ais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.