Ope­rá­ri­os fu­ma­ram em obras da No­tre-Da­me

Mas em­pre­sa ne­ga que bi­tu­cas de ci­gar­ro te­nham si­do a cau­sa do in­cên­dio

Metro Brazil (Espirito Santo) - - MUNDO - Leia mais no metrojorna­l.com.br

A em­pre­sa Le Bras Frè­res, res­pon­sá­vel pe­los an­dai­mes que es­ta­vam no te­lha­do da Ca­te­dral de No­tre-Da­me, em Pa­ris, ad­mi­tiu que al­guns ope­rá­ri­os vi­o­la­ram a proi­bi­ção de fu­mar du­ran­te as obras. A de­cla­ra­ção foi da­da após a di­vul­ga­ção da no­tí­cia de que a po­lí­cia en­con­trou bi­tu­cas de ci­gar­ro per­to dos an­dai­mes, na área on­de te­ria co­me­ça­do o in­cên­dio que de­vas­tou a ca­te­dral mais fa­mo­sa do mun­do no úl­ti­mo dia 15 de abril.

Se­gun­do o por­ta-voz da em­pre­sa, Marc Es­ke­na­zi, os ope­rá­ri­os que­bra­ram a re­gra por­que de­mo­ra­ri­am mui­to tem­po pa­ra des­cer dos an­dai­mes pa­ra fu­mar. A es­tru­tu­ra era for­ma­da por tron­cos de ma­dei­ra e bar­ras de aço e fi­ca­va per­to da “fle­cha”, tor­re mais al­ta de No­tre-Da­me e des­truí­da pe­lo in­cên­dio.

“Al­guns ope­rá­ri­os vi­o­la­ram de vez em quan­do a proi­bi­ção de fu­mar, mas de ne­nhu­ma for­ma o fo­go po­de­ria ter si­do pro­vo­ca­do por uma pon­ta mal apa­ga­da”, dis­se o por­ta-voz. “Qual­quer pes­soa que já ten­tou al­gu­ma vez acen­der o fo­go em uma cha­mi­né sa­be que não acon­te­ce mui­ta coi­sa quan­do vo­cê lan­ça uma guim­ba so­bre um tron­co de car­va­lho”, dis­se ele, em re­fe­rên­cia aos 1.200 tron­cos que sus­ten­ta­vam o te­to da ca­te­dral.

Es­ke­na­zi tam­bém des­car­tou a pos­si­bi­li­da­de de o in­cên­dio ter se ini­ci­a­do em um dos mo­to­res elé­tri­cos dos ele­va­do­res mon­ta­dos pe­la em­pre­sa pa­ra o aces­so aos an­dai­mes. Se­gun­do ele, os equi­pa­men­tos es­ta­vam lo­ca­li­za­dos lon­ge da fle­cha, até ago­ra acei­ta pe­las au­to­ri­da­des co­mo lo­cal on­de te­ria co­me­ça­do o fo­go. A sus­pei­ta mais acei­ta, por en­quan­to, é de que as cha­mas te­nham co­me­ça­do em um cur­to-cir­cui­to, mas o tra­ba­lho da pe­rí­cia ain­da não es­tá con­cluí­do pa­ra afir­mar com cer­te­za co­mo tu­do acon­te­ceu.

| GONZALO FUENTES / REU­TERS

Tra­ba­lha­do­res da Les Bras Frè­res em ação na ca­te­dral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.