Ma­ni­fes­tan­tes vol­tam às ru­as na Ve­ne­zu­e­la

Mi­lha­res de pes­so­as pro­tes­ta­ram e pe­di­ram a saí­da de Ma­du­ro. Mi­li­ta­res man­têm apoio ao go­ver­no

Metro Brazil (Espirito Santo) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Mi­lha­res de ma­ni­fes­tan­tes vol­ta­ram às ru­as da Ve­ne­zu­e­la on­tem pa­ra ten­tar for­çar o pre­si­den­te so­ci­a­lis­ta Ni­co­lás Ma­du­ro a dei­xar o po­der. Hou­ve no­vos con­fron­tos, que dei­xa­ram 27 fe­ri­dos. O lí­der opo­si­tor e au­to­pro­cla­ma­do pre­si­den­te in­te­ri­no do país des­de ja­nei­ro des­te ano, Ju­an Gu­ai­dó, con­cla­mou a po­pu­la­ção a con­ti­nu­ar nas ru­as até que Ma­du­ro dei­xe o Pa­lá­cio de Mi­ra­flo­res.

Na úl­ti­ma ter­ça-fei­ra, Gu­ai­dó ha­via de­cla­ra­do que os mi­li­ta­res es­ta­vam ao seu la­do e cha­mou o po­vo pa­ra der­ru­bar Ma­du­ro, mas a li­de­ran­ça das for­ças ar­ma­das per­ma­ne­ceu le­al ao di­ta­dor, no po­der des­de 2013, frus­tran­do a in­ves­ti­da opo­si­çi­o­nis­ta. O sal­do dos con­fron­tos de ter­ça-fei­ra foi de 119 de­ti­dos, 109 fe­ri­dos e um mor­to.

Ha­via a ex­pec­ta­ti­va de que Gu­ai­dó pu­des­se ser pre­so, o que não acon­te­ceu. “Se o re­gi­me pen­sou que ha­vía­mos che­ga­do à pres­são má­xi­ma, eles não po­dem nem ima­gi­nar”, dis­se Gu­ai­dó a mi­lha­res de apoi­a­do­res em Ca­ra­cas.

Sob sol es­cal­dan­te, ma­ni­fes­tan­tes ba­te­ram tam­bo­res e le­va­ram ban­dei­ras ve­ne­zu­e­la­nas pe­din­do “li­ber­da­de”. Em ou­tro lo­cal em Ca­ra­cas, ma­ni­fes­tan­tes com os ros­tos co­ber­tos com ca­mi­se­tas, ati­ra­ram pro­jé­teis de uma pas­sa­re­la em ofi­ci­ais da Guar­da Na­ci­o­nal que es­ta­vam abai­xo. Os mi­li­ta­res res­pon­de­ram com bom­bas de gás la­cri­mo­gê­neo.

A opo­si­ção ve­ne­zu­e­la­na já pro­mo­veu uma sé­rie de pro­tes­tos de rua con­tra Ma­du­ro, mas fra­cas­sou em ti­rá-lo do po­der, ape­sar da pro­fun­da re­ces­são econô­mi­ca e da hi­pe­rin­fla­ção.

“A par­tir de ago­ra, to­dos os di­as ha­ve­rá pro­tes­tos.

Per­ma­ne­ce­re­mos nas ru­as até o fim da usur­pa­ção.”

JU­AN GU­AI­DÓ, LÍ­DER OPO­SI­TOR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.