Con­tra­cul­tu­ra e a ‘ge­ra­ção be­at’ con­ta­das em crô­ni­cas

Metro Brazil (Espirito Santo) - - CULTURA -

Em “Tex­tos con­tra­cul­tu­rais, crô­ni­cas ana­crô­ni­cas & ou­tras vi­a­gens”, o jor­na­lis­ta e es­cri­tor Edu­ar­do Bu­e­no reú­ne crô­ni­cas, en­tre­vis­tas e tex­tos jor­na­lís­ti­cos so­bre es­cri­to­res que mar­ca­ram a cha­ma­da “ge­ra­ção be­at” – fenô­me­no cul­tu­ral que in­flu­en­ci­ou es­cri­to­res e po­e­tas nor­te-ame­ri­ca­nos no fim dos anos 1950.

Além de Jack Ke­rou­ac – um dos re­pre­sen­tan­tes da “ge­ra­ção be­at” e au­tor de “On the ro­ad” (“Pé na Es­tra­da”), obra que ga­nhou tra­du­ção de Bu­e­no no Bra­sil –, o lei­tor tam­bém é con­vi­da­do a co­nhe­cer um pou­co mais do mun­do de es­cri­to­res co­mo Al­len Gins­berg, Wil­li­am Bor­roughs e Char­les Bu­kows­ki, jor­na­lis­tas co­mo Tru­man Ca­po­te e ar­tis­tas co­mo Lit­tle Ri­chard.

“Fo­ram [os “be­ats”] os an­te­ces­so­res dos hip­pi­es, os pri­mei­ros re­bel­des. Ti­ve­ram um imen­so im­pac­to na con­tra­cul­tu­ra”, diz Bu­e­no. “E o país es­tá pre­ci­san­do des­sa re­bel­dia mais do que nun­ca”.

Di­vi­di­do em três se­ções (as mes­mas que dão no­me à obra), o li­vro traz, pri­mei­ra­men­te, as en­tre­vis­tas, sob o tí­tu­lo “Tex­tos con­tra­cul­tu­rais”. Em se­gui­da, há as “Crô­ni­cas ana­crô­ni­cas”. Par­te dos tex­tos foi pro­du­zi­da no pe­río­do em que Bu­e­no tra­ba­lha­va no jor­nal gaú­cho Ze­ro Ho­ra e no Estadão.

Fi­nal­men­te, a ter­cei­ra par­te do li­vro, in­ti­tu­la­da “Ou­tras vi­a­gens”, traz en­sai­os so­bre os mais va­ri­a­dos te­mas, in­cluin­do his­tó­ria do Bra­sil – as­sun­to so­bre o qual já es­cre­veu nas obras da “Co­le­ção Ter­ra Bra­si­lis”.

DE­SIGN FLOCKS

Bu­e­no des­cre­ve li­vro co­mo uma “sa­la­da pop”|

“TEX­TOS CON­TRA­CUL­TU­RAIS, CRÔ­NI­CAS (...)” EDU­AR­DO BU­E­NO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.