Al­fa­be­ti­za­ção se­rá ava­li­a­da por amos­tra

Re­a­li­za­ção do exa­me nes­te ano ha­via si­do can­ce­la­da pe­lo ex-mi­nis­tro Ri­car­do Vé­lez

Metro Brazil (Espirito Santo) - - BRASIL -

O mi­nis­tro da Edu­ca­ção, Abraham Wein­traub, anun­ci­ou on­tem que a al­fa­be­ti­za­ção das cri­an­ças se­rá ava­li­a­da por meio de amos­tra es­te ano. O exa­me ha­via si­do can­ce­la­do pe­la ges­tão do ex-mi­nis­tro Ri­car­do Vé­lez Ro­drí­guez. De­pois de in­ten­sa re­per­cus­são ne­ga­ti­va, já que a al­fa­be­ti­za­ção é con­si­de­ra­da eta­pa cru­ci­al pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to es­co­lar, a pas­ta vol­tou atrás.

A mu­dan­ça na prova le­vou à de­mis­são do en­tão pre­si­den­te do Inep (Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Es­tu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais), ór­gão do MEC (Ministério da Edu­ca­ção) res­pon­sá­vel pe­las ava­li­a­ções, Mar­cus Vi­ní­cius Rodrigues. O car­go fi­cou va­go por cer­ca de 20 dias, até que Wein­traub, no­me­ou o de­le­ga­do da Po­lí­cia Fe­de­ral El­mer Vi­cen­zi.

Até a úl­ti­ma prova, fei­ta em 2016, os exa­mes de lei­tu­ra, es­cri­ta e ma­te­má­ti­ca ti­nham si­do fei­tos pa­ra to­das as cri­an­ças do 3º ano do ensino fun­da­men­tal. Ago­ra, ha­ve­rá uma amos­tra de es­co­las pú­bli­cas e pri­va­das (só par­te dos alu­nos) e o ano ava­li­a­do se­rá o 2º – ou se­ja, cri­an­ças de 7 anos e não mais de 8.

A BNCC (Ba­se Na­ci­o­nal Comum Cur­ri­cu­lar) es­ti­pu­la que as cri­an­ças de­vem es­tar al­fa­be­ti­za­das até o fim do 2º ano. A por­ta­ria pu­bli­ca­da on­tem no Diá­rio Ofi­ci­al da União pe­lo Inep tam­bém diz que a prova vai se­guir a BNCC.

Re­per­cus­são

Es­pe­ci­a­lis­tas te­mi­am que a mu­dan­ça pu­des­se pre­ju­di­car a aná­li­se da sé­rie histórica dos re­sul­ta­dos. A úl­ti­ma ava­li­a­ção de al­fa­be­ti­za­ção no país mos­trou que mais de 50% das cri­an­ças não ti­nham de­sem­pe­nho su­fi­ci­en­te em lei­tu­ra e es­cri­ta. Elas não con­se­gui­am lo­ca­li­zar in­for­ma­ções em textos ou es­cre­ver cor­re­ta­men­te.

Além da prova pa­ra par­te dos alu­nos do 2º ano do ensino fun­da­men­tal, o MEC vai man­ter da mes­ma for­ma as ava­li­a­ções pa­ra os es­tu­dan­tes do 5º e 9º anos do fun­da­men­tal e 3º ano do médio.

As pro­vas fa­zem par­te do Sa­eb (Sis­te­ma de Ava­li­a­ção da Edu­ca­ção Bá­si­ca), que apli­ca tes­tes de Por­tu­guês e Ma­te­má­ti­ca. São a par­tir dos re­sul­ta­dos do Sa­eb que o MEC cal­cu­la o Ideb (Ín­di­ce de De­sen­vol­vi­men­to da Edu­ca­ção Bá­si­ca) – in­di­ca­dor de qua­li­da­de do ensino no país.

| MARCELO CAMARGO/AGÊN­CIA BRASIL

Mi­nis­tro Abraham Wein­traub on­tem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.