Mer­ca­do de ven­da di­re­ta cres­ce no país

Com uma pro­je­ção de al­ta de 4%, se­tor vi­ra al­ter­na­ti­va pa­ra quem per­deu em­pre­go. Mais de 4 mi­lhões já atu­am na área

Metro Brazil (Espirito Santo) - - ECONOMIA - JOR­NAL DA BAND

O mer­ca­do de ven­da di­re­ta, co­nhe­ci­do co­mo por­ta a por­ta, cres­ceu no país co­mo al­ter­na­ti­va pa­ra quem per­deu o em­pre­go. Atu­al­men­te mais de 4 mi­lhões de bra­si­lei­ros es­tão nes­se se­tor.

San­dra Ma­go­ga tra­ba­lhou por 24 anos no mer­ca­do fi­nan­cei­ro e a mu­dan­ça na car­rei­ra veio há cin­co me­ses. Após fi­car de­sem­pre­ga­da, ela en­trou pa­ra o mer­ca­do de ven­da di­re­ta de sa­pa­tos.

“Eu le­vei um cho­que e, por cau­sa des­sa ro­ti­na mui­to agi­ta­da, não que­ria fi­car pa­ra­da”, diz San­dra, que nem pre­ci­sa do car­ro pa­ra al­gu­mas ven­das, pois con­se­guiu as pri­mei­ras com­pra­do­ras no pró­prio con­do­mí­nio.

Em 2018, a ven­da di­re­ta cres­ceu cer­ca de 2% e mo­vi­men­tou R$ 45,2 bi­lhões, co­lo­can­do o país na sex­ta po­si­ção do mer­ca­do glo­bal.

“Pa­ra 2019, se­guin­do es­sa ten­dên­cia de me­lho­ra da ren­da e na con­fi­an­ça do con­su­mi­dor, es­pe­ra­mos che­gar nos 3% ou 4% de au­men­to”, afir­ma Adri­a­na Col­lo­ca, pre­si­den­te-exe­cu­ti­va da Abevd (As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Em­pre­sas de Ven­das Di­re­tas).

No­vos seg­men­tos

Se no pas­sa­do as ven­das di­re­tas se res­trin­gi­am a cos­mé­ti­cos, li­vros e ali­men­ta­ção, ho­je já en­glo­bam a pres­ta­ção de ser­vi­ço. Cris­ti­a­no Ika­ri mon­tou um mo­de­lo de PABX pa­ra pe­que­nas em­pre­sas e apos­tou na ven­da di­re­ta pa­ra fa­zer o ne­gó­cio cres­cer. “Mon­ta­mos um sis­te­ma de trei­na­men­to com apoio de mar­ke­ting e fi­ze­mos al­guns exer­cí­ci­os de pa­les­tras se­ma­nais”, afir­ma o em­pre­en­de­dor.

A em­pre­sa con­ta ho­je com 100 ven­de­do­res, que aten­dem cer­ca de 300 cli­en­tes. Ga­bri­e­la Bar­rei­ros en­trou no ne­gó­cio no ano pas­sa­do e já ga­nha mais do que na épo­ca em que era fun­ci­o­ná­ria com car­tei­ra as­si­na­da. “Aca­ba­mos ten­do mai­o­res de­ci­sões. E es­se con­ta­to di­re­ta­men­te com os cli­en­tes aca­ba tra­zen­do mais re­tor­no” diz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.