MÃES IN­TE­LI­GEN­TES, RE­LA­ÇÕES SAU­DÁ­VEIS

Metro Brazil (Espirito Santo) - - PUBLIMETRO - iva­na.mo­rei­[email protected]­gu­ru­on­li­ne.com.br DIVULGAÇÃO

Ex­pe­ri­men­te mu­dar vo­cê em vez de mu­dar seus fi­lhos – ou seu ma­ri­do, seu com­pa­nhei­ro. Em vez de fo­car sua ação nas crí­ti­cas, ten­te mi­rar no que eles têm de ad­mi­rá­vel. “Crí­ti­ca em ex­ces­so po­de amar­gar qual­quer ti­po de re­la­ção, prin­ci­pal­men­te na fa­mí­lia”, diz Au­gus­to Cury. No úl­ti­mo sá­ba­do, di­an­te de uma pla­teia de mil mu­lhe­res que par­ti­ci­pa­ram no 5º Se­mi­ná­rio In­ter­na­ci­o­nal de Mães, o psi­qui­a­tra, que é ti­do co­mo o au­tor mais li­do no Bra­sil, fez es­se de­sa­fio pa­ra as mães.

Se­gun­do ele, mães pre­ci­sam re­vo­lu­ci­o­nar o pró­prio mo­do de ver o mun­do e de vi­ver an­tes de ten­ta­rem mu­dar os fi­lhos. Por­que elas não po­dem mu­dar nin­guém a não ser a si mes­mas. Mas ca­da mu­dan­ça no com­por­ta­men­to de­las pró­pri­as po­de pro­vo­car ver­da­dei­ras re­vo­lu­ções na fa­mí­lia.

Se­gun­do o au­tor do li­vro “Mu­lhe­res in­te­li­gen­tes, re­la­ções sau­dá­veis”, é pre­ci­so lu­tar con­tra os sen­ti­men­tos ne­ga­ti­vos que so­bre­car­re­gam a men­te fe­mi­ni­na: me­do da per­da, ciú­mes, pa­drões sur­re­ais de per­fei­ção. “Te­mos de dei­xar a cul­pa e a au­to­pu­ni­ção que nos apri­si­o­na em nos­sas men­tes de la­do pa­ra vi­ver­mos in­ten­sa­men­te o pre­sen­te”, afir­mou.

TRÊS ELO­GI­OS POR DIA

De acor­do com Cury, exis­tem seis leis fun­da­men­tais pa­ra que mães (e tam­bém os pais) con­si­gam es­ta­be­le­cer re­la­ções sau­dá­veis com os fi­lhos: o po­der do elo­gio, o in­ves­ti­men­to em so­nhos, a ar­te de agra­de­cer, a ar­te de sur­pre­en­der, a ar­te de di­a­lo­gar e a ar­te de au­to­di­a­lo­gar. “Co­lo­can­do em prá­ti­ca es­ses tó­pi­cos, apren­de­mos a trans­for­mar nos­sas ati­tu­des”, ga­ran­te. Co­mo es­tra­té­gia pa­ra co­me­çar a mu­dar, Cury pro­põe uma pri­mei­ra ta­re­fa pa­ra as mães: to­dos os di­as, fa­ça três elo­gi­os pa­ra ca­da um de seus fi­lhos e pa­ra o seu com­pa­nhei­ro. Ele ga­ran­te que os re­sul­ta­dos são mui­to rá­pi­dos. Se vo­cê co­me­çar a pra­ti­car ho­je, já ve­rá di­fe­ren­ça na sua fa­mí­lia no pró­xi­mo do­min­go, Dia das Mães.

A can­gu­ru­on­li­ne.com.br é uma pla­ta­for­ma de con­teú­do sobre pri­mei­ra in­fân­cia e pres­ta­ção de ser­vi­ços pa­ra pais e edu­ca­do­res. A co­lu­na Can­gu­ru no Metro é pu­bli­ca­da to­das as ter­ças-fei­ras, sem­pre nes­te es­pa­ço.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.