Du­as ações pe­dem sus­pen­são de re­a­jus­te do pe­dá­gio da Eco101

Metro Brazil (Espirito Santo) - - FOCO -

A 10 di­as do pra­zo pre­vis­to em con­tra­to pa­ra re­a­jus­te do pe­dá­gio da BR-101, du­as ações pe­dem a sus­pen­são do au­men­to da ta­ri­fa, já que a Eco101 só du­pli­cou 8% do pre­vis­to em seis anos.

A OAB-ES (Or­dem dos Ad­vo­ga­dos do Bra­sil, sec­ci­o­nal Es­pí­ri­to San­to) en­trou na Jus­ti­ça com uma ação ci­vil pú­bli­ca con­tra a Eco101 e a ANTT (Agên­cia Na­ci­o­nal dos Trans­por­tes Ter­res­tres) com pe­di­do de li­mi­nar pa­ra sus­pen­der o re­a­jus­te do pe­dá­gio, ge­ral­men­te fei­to a par­tir da in­fla­ção (IPCA).

“O ob­je­ti­vo é que não ocor­ra ne­nhum re­a­jus­te até que te­nha­mos um cro­no­gra­ma cum­pri­do, ou se­ja, sem pra­ti­car qual­quer au­men­to até que se atin­ja efe­ti­va­men­te os nú­me­ros con­tra­tu­ais. Ho­je exis­te um dé­fi­cit mui­to gran­de, cer­ca de 90% de atra­so”, dis­se o pre­si­den­te da OAB-ES, Jo­sé Car­los Rizk Fi­lho, que acres­cen­tou que a Eco101 e a ANTT fo­ram in­ti­ma­das on­tem e de­vem se ma­ni­fes­tar em cin­co di­as.

Ou­tro mo­vi­men­to vem do se­na­dor Fa­bi­a­no Con­ta­ra­to (Re­de) que es­tá en­ca­mi­nhan­do uma re­pre­sen­ta­ção ao TCU (Tri­bu­nal de Con­tas da União) tam­bém com o ob­je­ti­vo de im­pe­dir o re­a­jus­te, pe­lo mes­mo mo­ti­vo de atra­so.

So­bre a no­ti­fi­ca­ção, a Eco101 in­for­mou que ain­da não te­ve ci­ên­cia do con­teú­do da ação. Já a ANTT dis­se que, quan­do notificada, vai so­li­ci­tar aná­li­se pe­la AGU (Ad­vo­ca­cia Ge­ral da União).

A res­pei­to da ta­ri­fa de pe­dá­gio, a ANTT ex­pli­cou que mes­mo com a pre­vi­são de re­a­jus­te pa­ra o pró­xi­mo dia 18, es­sa ques­tão ain­da es­tá em aná­li­se pe­la área téc­ni­ca e pas­sa­rá por de­li­be­ra­ção da di­re­to­ria. A Eco101 afir­ma que a ta­ri­fa es­tá ade­qua­da aos in­ves­ti­men­tos fei­tos até ago­ra.

|CHI­CO GU­E­DES / ARQUIVO METRO ES

Re­a­jus­te do pe­dá­gio es­tá pre­vis­to pa­ra dia 18 de maio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.