Ví­rus tam­bém cau­sou sur­to em cre­che

Metro Brazil (Espirito Santo) - - FOCO -

Além dos ca­sos de gas­tro­en­te­ri­te cau­sa­dos pe­la bac­té­ria E. co­li, um ou­tro sur­to da mes­ma do­en­ça tam­bém foi iden­ti­fi­ca­do na cre­che Praia Baby, na Praia da Cos­ta, Vi­la Ve­lha, mas cau­sa­do pe­lo No­ro­ví­rus, co­mum na Eu­ro­pa e nos Es­ta­dos Uni­dos. A in­for­ma­ção faz par­te de um pa­re­cer pre­li­mi­nar di­vul­ga­do on­tem pe­lo La­cen (La­bo­ra­tó­rio Cen­tral) da Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Saú­de. A ori­gem dos sur­tos, em mar­ço des­te ano, ain­da não foi iden­ti­fi­ca­da e con­ti­nua sob in­ves­ti­ga­ção.

A aná­li­se foi apre­sen­ta­da pe­lo co­or­de­na­dor-ge­ral do La­cen, Ro­dri­go Ri­bei­ro Ro­dri­gues, du­ran­te ses­são na Co­mis­são de Saú­de da As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va, em Vi­tó­ria. Das 37 pes­so­as in­fec­ta­das, no­ve de­las fo­ram pe­la bac­té­ria E. co­li -- sen­do du­as do ti­po mais gra­ve, cau­san­do a mor­te de uma cri­an­ça de 2 anos -- e 11 pe­lo No­ro­ví­rus.

A prin­ci­pal hi­pó­te­se de con­ta­mi­na­ção, tan­to da bac­té­ria quan­to do ví­rus, é que al­guém in­fec­ta­do, mas sem os sin­to­mas da do­en­ça, te­nha en­tra­do na cre­che. Já a trans­mis­são no in­te­ri­or da es­co­la po­de ter ocor­ri­do por meio da água. Em um ví­deo apre­sen­ta­do por Ro­dri­gues, é pos­sí­vel ver cri­an­ças be­ben­do o lí­qui­do no chão do cha­fa­riz. “As cri­an­ças põem a mão na bo­ca, en­cos­tam no chão e têm con­ta­to com o am­bi­en­te. Do pon­to de vis­ta epi­de­mi­o­ló­gi­co, a in­ves­ti­ga­ção es­tá per­to do fim. Mas do pon­to de vis­ta ci­en­tí­fi­co, ain­da há mui­to a ser fei­to”.

Em no­ta, a cre­che Praia Baby in­for­mou que “o do­cu­men­to apre­sen­ta­do em ses­são na As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va se mos­tra in­con­clu­si­vo so­bre a for­ma co­mo a bac­té­ria apa­re­ceu na cre­che, bem co­mo não se pres­tou a in­di­car, com cer­te­za, qual a ce­pa da bac­té­ria res­pon­sá­vel pe­los fa­tos ob­je­to da in­ves­ti­ga­ção. Por­tan­to, não há pro­va so­bre a ori­gem da con­ta­mi­na­ção e não há qual­quer res­pon­sa­bi­li­za­ção da ins­ti­tui­ção de en­si­no... Por con­ta do con­ta­to en­tre alu­nos, a cre­che, se­gun­do as au­to­ri­da­des, foi ape­nas o pon­to trans­mis­sor dos ca­sos de gas­tro­en­te­ri­te.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.