Cris­tã que es­ca­pou da mor­te no Pa­quis­tão vai pa­ra o Ca­na­dá

Metro Brazil (Espirito Santo) - - MUNDO -

A cris­tã pa­quis­ta­ne­sa Asia Bi­bi, 48 anos, ab­sol­vi­da há mais de seis me­ses de­pois de ser con­de­na­da à mor­te em 2010 por blas­fê­mia, dei­xou o Pa­quis­tão pa­ra se reu­nir com sua fa­mí­lia, in­for­mou on­tem o mi­nis­té­rio das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res pa­quis­ta­nês.

Se­gun­do o go­ver­no, “Bi­bi é uma ci­da­dã in­de­pen­den­te e dei­xou o país por von­ta­de pró­pria”. Pos­te­ri­or­men­te, o ad­vo­ga­do da cris­tã, Saif Ul Ma­lo­ok, con­fir­mou a in­for­ma­ção e dis­se que ela já che­gou ao Ca­na­dá, pa­ra on­de ha­vi­am se mu­da­do du­as de su­as fi­lhas. “O pe­sa­de­lo de Asia Bi­bi aca­bou. Gra­ças às au­to­ri­da­des ca­na­den­ses que a aco­lhe­ram e per­mi­ti­ram que ela co­me­ças­se uma no­va vi­da. De­ve­mos de­fen­der os cris­tãos per­se­gui­dos em to­dos os lu­ga­res ape­nas por pro­fes­sar sua fé”, dis­se o pre­si­den­te do Par­la­men­to Eu­ro­peu, An­to­nio Ta­ja­ni.

Em 2010, Bi­bi, que tem cin­co fi­lhos, foi con­de­na­da à pe­na de mor­te por blas­fê­mia após ter in­sul­ta­do o pro­fe­ta Ma­o­mé du­ran­te uma dis­cus­são com cam­po­ne­ses mu­çul­ma­nos ocor­ri­da em 2009. A pa­quis­ta­ne­sa sem­pre ale­gou ino­cên­cia. Já em ou­tu­bro de 2018, após pas­sar oito anos cor­re­dor da mor­te, Bi­bi foi ab­sol­vi­da e li­ber­ta­da, mas es­ta­va im­pe­di­da de dei­xar o país de­vi­do ao re­cur­so que fo­ra apre­sen­ta­do con­tra sua li­ber­ta­ção. No en­tan­to, a ação foi rejeitada.

Ape­sar de vi­ver li­vre­men­te, ela so­fria ame­a­ças e era per­se­gui­da por gru­pos is­lâ­mi­cos ra­di­cais.

| RE­PRO­DU­ÇÃO

Asia Bi­bi:cri­me foi blas­fe­mar con­tra Ma­o­mé em dis­cus­são

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.