Te­mer e Co­ro­nel Li­ma se en­tre­gam à Po­lí­cia Fe­de­ral

Ex- pre­si­den­te cum­pri­rá pri­são pre­ven­ti­va em uma sa­la im­pro­vi­sa­da na se­de da PF em São Pau­lo

Metro Brazil (Espirito Santo) - - PRIMEIRA PÁGINA - AN­DRÉ VI­EI­RA

Acu­sa­do de par­ti­ci­par de es­que­ma de frau­de em obra pú­bli­ca, o ex-pre­si­den­te Mi­chel Te­mer (MDB) se apre­sen­tou à PF (Po­lí­cia Fe­de­ral) em São Pau­lo e vol­tou on­tem à pri­são um mês e meio após ser sol­to.

O ex-pre­si­den­te fi­ca­rá em sa­la im­pro­vi­sa­da na su­pe­rin­ten­dên­cia da PF, no bair­ro da Lapa, na zo­na oes­te, e po­de­rá ser trans­fe­ri­do ho­je pa­ra ou­tra uni­da­de pre­pa­ra­da pa­ra re­ce­bê-lo.

Sus­pei­to de ser ope­ra­dor de Te­mer, o co­ro­nel da re­ser­va da Po­lí­cia Mi­li­tar Jo­sé Ba­tis­ta Li­ma Fi­lho tam­bém se apre­sen­tou à PF e fi­ca­rá de­ti­do em pre­sí­dio da po­lí­cia mi­li­tar na zo­na nor­te.

O or­dem pa­ra que o ex-pre­si­den­te e o co­ro­nel vol­tas­sem à pri­são (pre­ven­ti­va, por­que ain­da não fo­ram jul­ga­dos) foi de­ter­mi­na­da an­te­on­tem pe­lo TRF2 (Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Fe­de­ral da 2ª Re­gião), no Rio de Ja­nei­ro, que por 2 vo­tos a 1 cas­sou o ha­be­as cor­pus que os man­ti­nha em li­ber­da­de.

O mes­mo tri­bu­nal au­to­ri­zou on­tem que os acu­sa­dos fi­quem pre­sos em São Pau­lo, on­de têm re­si­dên­cia, e não no Rio de Ja­nei­ro, es­ta­do em que cor­re o pro­ces­so e pa­ra on­de fo­ram le­va­dos quan­do fi­ca­ram de­ti­dos por qua­tro di­as em mar­ço.

Te­mer e Li­ma são al­vos da ope­ra­ção Des­con­ta­mi­na­ção, des­do­bra­men­to da La­va Ja­to no Rio e que apu­ra es­que­ma de pro­pi­na nas obras da usi­na nu­cle­ar An­gra 3, no li­to­ral flu­mi­nen­se.

O Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral acu­sa o ex- pre­si­den­te de ser o “che­fe” de uma qu­a­dri­lha ( que en­vol­ve ou­tros in­te­gran­tes pre­sos e sol­tos em mar­ço, mas que não ti­ve­ram o ha­be­as cor­pus cas­sa­do) e te­ria par­ti­ci­pa­do de des­vi­os de até R$ 1,8 bi­lhão nos úl­ti­mos 40 anos.

O MDB dis­se con­si­de­rar o pe­di­do de pri­são um “des­pro­pó­si­to”. O ad­vo­ga­do de Te­mer, Edu­ar­do Car­ne­lós, des­qua­li­fi­cou tam­bém a in­ves­ti­ga­ção, “to­da cal­ca­da em hi­pó­te­ses”. O STJ (Su­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça) de­ve jul­gar na pró­xi­ma ter­ça-fei­ra no­vo pe­di­do de ha­be­as cor­pus da de­fe­sa. Os ad­vo­ga­dos do co­ro­nel Li­ma não se pro­nun­ci­a­ram.

| MAR­CE­LO CHEL­LO/FO­LHA­PRESS

Ex-pre­si­den­te on­tem na es­pe­ra pe­lo exame de cor­po de de­li­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.