Fe­de­ra­ção quer mais se­gu­ran­ça pa­ra os ci­clis­tas

Pro­je­to da Fe­de­ra­ção de Ci­clis­tas do es­ta­do cria sis­te­ma pa­ra ten­tar evi­tar rou­bos e fur­tos

Metro Brazil (Espirito Santo) - - FRONT PAGE - LE­AN­DRO NOS­SA / ME­TRO ES

Com vá­ri­os ca­sos de rou­bos de bi­ci­cle­tas pe­la Gran­de Vi­tó­ria, co­mo o que ter­mi­nou com a mor­te do ci­clis­ta Car­los Re­na­to Sou­za, na ter­ça-fei­ra, na Cin­co Pon­tes, em Vi­la Ve­lha, ci­clis­tas vão pro­por a cri­a­ção de uma lei que ga­ran­ta a se­gu­ran­ça de quem usa a bi­ke co­mo prin­ci­pal meio de lo­co­mo­ção.

A Fe­de­ra­ção Es­pí­ri­to San­ten­se de Ciclismo ela­bo­rou um pro­je­to de lei que cria o Sis­te­ma Es­ta­du­al de Pre­ven­ção ao Rou­bo ou Fur­to e Co­mér­cio Ile­gal de Bi­ci­cle­tas. Se­gun­do o pre­si­den­te da fe­de­ra­ção, San­dro de Oli­vei­ra, a pro­pos­ta é aca­bar com a fa­ci­li­da­de de co­mer­ci­a­li­zar bi­ci­cle­tas rou­ba­das. “Es­sa lei já exis­te no Rio de Ja­nei­ro e nos ins­pi­ra­mos ne­la. É um con­jun­to de ações que pre­vê ri­gor pa­ra evi­tar o co­mér­cio ile­gal de bi­ci­cle­tas, au­men­tar a se­gu­ran­ça e es­ti­mu­lar o uso das bi­kes”, dis­se San­dro.

O tex­to su­ge­re que ha­ja es­tí­mu­lo à identifica­ção das bi­ci­cle­tas, a cri­a­ção de um ca­das­tro es­ta­du­al de bi­kes re­cu­pe­ra­das e que a Sesp (Se­cre­ta­ria de Es­ta­do de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca) con­ta­bi­li­ze o nú­me­ro de fur­tos e rou­bos, o que não é fei­to atu­al­men­te. “A len­ti­dão do po­der pú­bli­co é mui­to gran­de. A po­lí­cia não se­pa­ra os da­dos, não faz um raio-x dos rou­bos e fur­tos das bi­ci­cle­tas. Se ti­ves­se um ma­pa com es­ses da­dos, se­ria pos­sí­vel pre­ver po­lí­ti­cas pú­bli­cas pa­ra ca­da um des­ses lu­ga­res”, dis­se San­dro.

A Sesp in­for­mou que não tem a con­ta­bi­li­da­de dos da­dos es­pe­cí­fi­cos de rou­bos de bi­ci­cle­ta, mas que o se­tor de in­te­li­gên­cia tra­ba­lha pa­ra ini­ci­ar o mo­ni­to­ra­men­to.

Pro­pos­ta se­me­lhan­te à es­ta foi pro­to­co­la­da na Ales (As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va) em 2016, mas não foi adi­an­te. On­tem, a fe­de­ra­ção en­trou em con­ta­to com o pre­si­den­te da Ales, Erick Mus­so (PRB), pa­ra apre­sen­tar a pro­pos­ta. A as­ses­so­ria de Mus­so in­for­mou que ele ain­da não ana­li­sou o do­cu­men­to, mas, por ser afe­to à cau­sa e por ser ci­clis­ta, vai ava­li­ar o pro­je­to com o de­vi­do cui­da­do pa­ra dar pros­se­gui­men­to à de­man­da.

Com re­la­ção à mor­te do ci­clis­ta Car­los Re­na­to, a po­lí­cia pren­deu on­tem dois sus­pei­tos: Da­ni­el Bra­ga da Cruz e Emer­son Marinho. Um ado­les­cen­te de 15 anos foi apre­en­di­do por par­ti­ci­par do cri­me. A bi­ci­cle­ta rou­ba­da tam­bém foi re­cu­pe­ra­da. O ci­clis­ta foi se­pul­ta­do on­tem em Vi­la Ve­lha.

|CHI­CO GU­E­DES / AR­QUI­VO ME­TRO ES

Ho­je, es­ta­do não con­ta­bi­li­za rou­bos e fur­tos de bi­kes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.