Se­na­do proí­be co­brar ba­ga­gem de até 23 qui­los

Me­di­da Pro­vi­só­ria, que ain­da pre­ci­sa ser san­ci­o­na­da, pre­vê gra­tui­da­de no des­pa­cho de vo­os do­més­ti­cos

Metro Brazil (Espirito Santo) - - PRIMEIRA PÁGINA -

O ple­ná­rio do Se­na­do apro­vou on­tem a me­di­da pro­vi­só­ria que li­be­ra a par­ti­ci­pa­ção de até 100% de ca­pi­tal es­tran­gei­ro em com­pa­nhi­as aé­re­as bra­si­lei­ras e tam­bém proí­be a co­bran­ça pe­lo des­pa­cho de ba­ga­gem em vo­os na­ci­o­nais.

A MP per­de­ria va­li­da­de on­tem se não ti­ves­se o aval dos se­na­do­res. Ago­ra, se­gue pa­ra san­ção do pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro, que de­ve ser acon­se­lha­do pe­los ór­gãos res­pon­sá­veis pe­la avi­a­ção ci­vil a ve­tar a fran­quia de ba­ga­gem.

O tex­to ori­gi­nal não tra­ta­va da vol­ta do des­pa­cho gra­tui­to de ba­ga­gens em vo­os na­ci­o­nais. O tre­cho foi in­cluí­do pe­lo re­la­tor da pro­pos­ta, se­na­dor Ro­ber­to Ro­cha (PSDB-MA), e apro­va­do, por meio de des­ta­que, na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos du­ran­te vo­ta­ção na ter­ça-fei­ra.

A me­di­da pro­vi­só­ria es­ta­be­le­ce que a fran­quia mí­ni­ma de ba­ga­gem des­pa­cha­da de­ve ser de 23 kg pa­ra as ae­ro­na­ves com mais de 31 as­sen­tos em vo­os do­més­ti­cos. Pa­ra os aviões me­no­res, a fran­quia se­rá de 18 kg (até 31 as­sen­tos) e de 10 kg (até 20 lu­ga­res).

Pa­ra ga­ran­tir a vo­ta­ção no Se­na­do, o governo se com­pro­me­teu a as­si­nar um de­cre­to pa­ra obri­gar que as em­pre­sas aé­re­as ope­rem, pe­lo me­nos, 5% de seus vo­os em ro­tas re­gi­o­nais por no mí­ni­mo dois anos, se­gun­do o lí­der do governo na Ca­sa, Fer­nan­do Be­zer­ra Co­e­lho (MDB-PE).

Der­ru­ba­do na Câ­ma­ra, o item tam­bém se­rá in­se­ri­do na Lei Ge­ral do Tu­ris­mo, que de­ve ser ana­li­sa­da na se­ma­na que vem na CCJ ( Co­mis­são de Cons­ti­tui­ção e Jus­ti­ça) do Se­na­do.

| MAR­COS OLI­VEI­RA/AGÊN­CIA SE­NA­DO

MP foi vo­ta­da após acor­do com governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.