‘Brexit com ou sem acor­do’, eis a ques­tão à su­ces­são de May

Metro Brazil (Espirito Santo) - - MUNDO -

A pers­pec­ti­va de um “brexit” sem acor­do tor­nou-se on­tem a ba­ta­lha cru­ci­al na dis­pu­ta pe­la su­ces­são da pri­mei­ra-mi­nis­tra The­re­sa May, en­quan­to o mi­nis­tro do Meio Am­bi­en­te, Michael Go­ve, se tor­nou o mais re­cen­te can­di­da­to a se de­cla­rar.

Na úl­ti­ma sex­ta-fei­ra, May anun­ci­ou sua renúncia, após o fracasso em en­tre­gar o “brexit”, abrin­do ca­mi­nho pa­ra um no­vo lí­der que po­de­ria bus­car uma se­pa­ra­ção mais brus­ca da União Eu­ro­peia, le­var a um con­fron­to com o blo­co ou a uma pos­sí­vel elei­ção par­la­men­tar.

Ao apre­sen­ta­rem sua pro­pos­ta ao Par­ti­do Con­ser­va­dor, gru­po em gran­de par­te pró-“brexit” que de­ci­di­rá o re­sul­ta­do da dis­pu­ta, qua­tro dos as­pi­ran­tes à li­de­ran­ça dis­se­ram que o Rei­no Uni­do de­ve dei­xar a União Eu­ro­peia em 31 de ou­tu­bro, mes­mo que is­so sig­ni­fi­que um “brexit” sem acor­do.

“Eu lu­ta­rei por um acor­do mais jus­to em Bru­xe­las ... se não, dei­xa­rei cla­ro que va­mos sair nos ter­mos da OMC em ou­tu­bro”, dis­se à BBC o ex-mi­nis­tro do Brexit, Do­mi­nic Ra­ab, con­si­de­ra­do o se­gun­do fa­vo­ri­to. “Se vo­cê não es­tá dis­pos­to a se afas­tar de uma ne­go­ci­a­ção, ela não fo­ca­li­za a men­te do ou­tro la­do... não pe­di­rei uma ex­ten­são.”

As can­di­da­tas Esther McVey e An­drea Le­ad­som fi­ze­ram co­men­tá­ri­os se­me­lhan­tes on­tem, en­quan­to o ex-mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res Bo­ris John­son, o fa­vo­ri­to pa­ra subs­ti­tuir May, dis­se na sex­ta-fei­ra: “Va­mos dei­xar a UE em 31 de ou­tu­bro, com ou sem acor­do”.

Go­ve, um dos prin­ci­pais de­fen­so­res do “brexit” du­ran­te a cam­pa­nha do re­fe­ren­do de 2016 e can­di­da­to pe­la li­de­ran­ça den­tro do par­ti­do ven­ci­do por May, dis­se on­tem que pla­ne­ja­va con­cor­rer no­va­men­te.

“Es­tou pron­to pa­ra unir o Par­ti­do Con­ser­va­dor e Uni­o­nis­ta, pron­to pa­ra en­tre­gar o Brexit e pron­to pa­ra li­de­rar es­te gran­de país”, dis­se ele, sem dar de­ta­lhes so­bre seus pla­nos pa­ra o “brexit”.

| REU­TERS

Bo­ris John­son, o mais co­ta­do pa­ra su­ce­der The­re­sa May (de­ta­lhe)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.