Ci­clo­via da ave­ni­da Rio Bran­co vol­ta a ser dis­cu­ti­da com mo­ra­do­res

Metro Brazil (Espirito Santo) - - FOCO -

Di­an­te da re­cla­ma­ção dos mo­ra­do­res da Praia do Can­to, na ca­pi­tal, a res­pei­to do pro­je­to de im­plan­ta­ção da ci­clo­via na ave­ni­da Rio Bran­co, a pre­fei­tu­ra de Vi­tó­ria pa­ra­li­sou tem­po­ra­ri­a­men­te o pro­ces­so de li­ci­ta­ção pa­ra es­co­lha da em­pre­sa que fa­rá obra. A ideia é ou­vir, no­va­men­te, a po­pu­la­ção. A li­ci­ta­ção foi aber­ta em mar­ço, e a pre­vi­são era que a obra ti­ves­se iní­cio em ju­nho. A as­so­ci­a­ção de mo­ra­do­res da Praia do Can­to, po­rém, ques­ti­o­na a re­ti­ra­da de 92 va­gas de es­ta­ci­o­na­men­to, pre­vis­ta no pro­je­to da pre­fei­tu­ra, e quer que a ci­clo­via se­ja ins­ta­la­da no can­tei­ro cen­tral.

Na úl­ti­ma ter­ça-fei­ra, a Câ­ma­ra de Ve­re­a­do­res re­a­li­zou uma au­di­ên­cia pú­bli­ca pa­ra ou­vir a po­pu­la­ção. Se­gun­do o pre­si­den­te da as­so­ci­a­ção, Ce­sar Sa­a­de, foi de­fi­ni­do que o pro­je­to de­fen­di­do pe­la as­so­ci­a­ção se­rá re­a­pre­sen­ta­do à pre­fei­tu­ra, que já agen­dou uma au­di­ên­cia pú­bli­ca pa­ra ou­vir a co­mu­ni­da­de no dia 18, às 19h, no au­di­tó­rio do Cen­tro Edu­ca­ci­o­nal Primeiro Mun­do, em Santa Lú­cia.

O cus­to da obra é de R$ 1.619.286 e o pro­je­to da pre­fei­tu­ra pre­vê o fim das va­gas de es­ta­ci­o­na­men­to da ave­ni­da no sen­ti­do Praia do Can­to - Santa Lú­cia e ins­ta­la­ção da ci­clo­via ao la­do do can­tei­ro cen­tral, no mes­mo sen­ti­do.

Já o pro­je­to da as­so­ci­a­ção de mo­ra­do­res pre­ser­va as va­gas de es­ta­ci­o­na­men­to e pro­põe a ci­clo­via no can­tei­ro cen­tral, jun­to das ár­vo­res.

O se­cre­tá­rio de De­sen­vol­vi­men­to da Ci­da­de, Már­cio Pas­sos, diz que quer en­con­trar um “pon­to de equi­lí­brio”. “A li­ci­ta­ção foi aber­ta, mas não foi con­cluí­da. É uma pre­mis­sa da nos­sa ges­tão com­par­ti­lhar as de­ci­sões da ci­da­de, e não vai ser di­fe­ren­te com es­se pro­je­to”, ga­ran­tiu.

Rua da Gré­cia

Pró­xi­mo da­li, a rua da Gré­cia te­ve as obras de im­plan­ta­ção da ci­clo­via re­to­ma­das on­tem. O ser­vi­ço fi­cou pa­ra­li­sa­do por al­gu­mas se­ma­nas, mas a pre­fei­tu­ra não ex­pli­cou o mo­ti­vo. No lo­cal, a re­cla­ma­ção é com re­la­ção ao es­trei­ta­men­to da via. “Os aci­den­tes são cons­tan­tes”, diz Sa­a­de. Em res­pos­ta, a pre­fei­tu­ra ex­pli­cou que a rua foi in­cluí­da no pro­je­to “Zo­na de Ve­lo­ci­da­de Se­gu­ra”, que es­ta­be­le­ce o li­mi­te de ve­lo­ci­da­de de 30 km/h.

A rua Vi­ta­li­no dos San­tos Va­la­da­res tam­bém es­tá pas­san­do por obra pa­ra re­ce­ber ci­clo­via e se tor­na­rá mão úni­ca no sen­ti­do Praia do Can­to. A pre­vi­são é de en­tre­ga das obras até o fim do se­mes­tre.

En­quan­to a ci­clo­via na Rio Bran­co não sai do pa­pel...

| FO­TOS: CHICO GUEDES

... obra na rua da Gré­cia é re­to­ma­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.