Sem pre­vi­são pa­ra rup­tu­ra de ta­lu­de em Ba­rão de Co­cais

Metro Brazil (Espirito Santo) - - BRASIL -

Ao con­trá­rio do que foi in­for­ma­do no iní­cio do im­pas­se cau­sa­do pe­la Va­le em Ba­rão de Co­cais (MG), o rom­pi­men­to do ta­lu­de nor­te da Mi­na de Gon­go So­co não tem pre­vi­são pa­ra acon­te­cer. On­tem, o des­lo­ca­men­to pas­sou a ser de 22,1 cm/dia, atin­gin­do qua­se 27 cm em pon­tos iso­la­dos. A boa no­tí­cia, po­rém, é que quan­to mais o tem­po pas­sa, me­nor é o pe­ri­go na re­gião.

“Ele [ta­lu­de] vem au­men­tan­do o des­lo­ca­men­to cons­tan­te, o que le­va a uma pro­ba­bi­li­da­de maior de es­cor­re­ga­men­to pa­ra den­tro da ca­va. Não tem pre­vi­são de tem­po que ele le­va­rá pa­ra se aco­mo­dar to­tal­men­te no lo­cal, mas a in­for­ma­ção que é im­por­tan­te é que a pro­ba­bi­li­da­de de ele cair es­tá fi­can­do me­nor e a pro­ba­bi­li­da­de de ele es­cor­re­gar de for­ma na­tu­ral pa­ra den­tro da ca­va es­tá ca­da vez maior”, con­ta o ma­jor Mar­cos Pe­rei­ra, co­man­dan­te da De­fe­sa Ci­vil.

O ma­jor in­for­mou tam­bém que o mo­ni­to­ra­men­to do ta­lu­de con­ti­nu­a­rá 24h/ dia até o rom­pi­men­to ou es­co­a­men­to to­tal do ma­te­ri­al.

Ele aler­ta, po­rém, que a chan­ce de rom­pi­men­to da bar­ra­gem Sul Su­pe­ri­or ain­da é re­al. O que pre­o­cu­pa é o aba­lo sís­mi­co cau­sa­do pe­lo ma­te­ri­al no ta­lu­de. A me­nos de 1,5 km da Sul Su­pe­ri­or, o im­pac­to po­de fa­zer com que a bar­ra­gem se rom­pa. Por is­so ela con­ti­nua em ní­vel 3 de ris­co, o mais al­to, que in­di­ca que a bar­ra­gem pos­sui uma pos­si­bi­li­da­de re­al de ce­der. Os pla­nos de emer­gên­cia es­tão ati­vos e a eva­cu­a­ção da zo­na de au­to­sal­va­men­to tam­bém se­gue em exe­cu­ção. Em fe­ve­rei­ro, mais de 450 pes­so­as ti­ve­ram que dei­xar o dis­tri­to de So­cor­ro, que fi­ca pró­xi­mo à mi­na.

Se­gun­do o ma­jor, o fa­to da bar­ra­gem ser cons­truí­da por meio do mé­to­do à mon­tan­te – as­sim co­mo as es­tru­tu­ras que se rom­pe­ram em Ma­ri­a­na e Bru­ma­di­nho – faz com que ela apre­sen­te di­ver­sas fra­gi­li­da­des es­tru­tu­rais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.