SI­NAL VER­DE PA­RA O MEIO AM­BI­EN­TE

Es­pí­ri­to San­to tem qua­se 130 mil hec­ta­res de áre­as de pre­ser­va­ção. E a am­pli­a­ção des­ses es­pa­ços es­tá na pau­ta de in­ves­ti­men­tos de es­ta­do e mu­ni­cí­pi­os. Área de pro­te­ção am­bi­en­tal em Itaú­nas, com mais de 3 mil hec­ta­res, ga­nha no­va se­de ho­je

Metro Brazil (Espirito Santo) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Com a cri­a­ção de mais uni­da­des de con­ser­va­ção e me­lho­ri­as nas áre­as de pre­ser­va­ção já exis­ten­tes, o Es­pí­ri­to San­to tem con­se­gui­do se tor­nar um es­ta­do mais ver­de. São qua­se 130 mil hec­ta­res pro­te­gi­dos por ór­gãos es­ta­du­ais, mu­ni­ci­pais e fe­de­rais, que aju­dam os ca­pi­xa­bas a ter mais qua­li­da­de de vi­da.

Só em Vi­tó­ria, fo­ram pre­ser­va­dos 1.700 hec­ta­res de Ma­ta Atlân­ti­ca des­de 2017 com a cri­a­ção de du­as no­vas uni­da­des de con­ser­va­ção, em Fra­di­nhos e Jar­dim Cam­bu­ri. Is­so equi­va­le a uma área de 1.700 cam­pos de fu­te­bol. Há dois anos, a ca­pi­tal ti­nha 3.563 hec­ta­res de áre­as de pre­ser­va­ção, ho­je, es­se nú­me­ro su­biu pa­ra 5.263 ha.

Se­gun­do o se­cre­tá­rio de Meio Am­bi­en­te de Vi­tó­ria, Luiz Ema­nu­el Zou­ain, cer­ca de 40% do ter­ri­tó­rio da ca­pi­tal é de uni­da­de de con­ser­va­ção, prin­ci­pal­men­te na área do ma­ci­ço cen­tral, on­de fi­cam Gru­ta da On­ça, Fon­te Gran­de, Mu­lem­bá e Pe­dra dos Dois Olhos.

“Te­mos 18 uni­da­des de pre­ser­va­ção am­bi­en­tal em Vi­tó­ria. Va­mos plan­tar qua­se 200 mil ár­vo­res em 130 hec­ta­res den­tro des­ses lo­cais pa­ra am­pli­ar a co­ber­tu­ra ver­de”.

Na Ser­ra, 8.247 hec­ta­res de Ma­ta Atlân­ti­ca es­tão em área de pro­te­ção, com cin­co uni­da­des de con­ser­va­ção. A pre­fei­tu­ra in­for­mou que o PDM (Pla­no Di­re­tor Mu­ni­ci­pal) tem a in­di­ca­ção de ou­tros 20 lo­cais com vo­ca­ção pa­ra ser tor­na­rem Uni­da­des de Con­ser­va­ção. O mu­ni­cí­pio tam­bém tra­ba­lha na cri­a­ção de um pla­no pa­ra re­cu­pe­rar áre­as de­gra­da­das em 15 hec­ta­res de pre­ser­va­ção am­bi­en­tal no Man­gue­zal Sul. As tri­lhas do Mes­tre Ál­va­ro tam­bém re­ce­be­rão me­lho­ri­as.

Em Ca­ri­a­ci­ca, os lo­cais de pre­ser­va­ção so­mam 4.113 hec­ta­res, en­tre es­pa­ços mu­ni­ci­pal e es­ta­du­al. En­tre as ações de me­lho­ri­as que es­tão sen­do ado­ta­das pe­la pre­fei­tu­ra es­tá a ela­bo­ra­ção do pla­no de ma­ne­jo das uni­da­des de con­ser­va­ção do Mo­chu­a­ra e do Par­que do Man­gue­zal de Itan­guá, além da cri­a­ção dos par­ques ur­ba­nos de San­ta Bár­ba­ra e da Bi­qui­nha, em Jar­dim Amé­ri­ca.

Es­ta­du­al

Nas 17 uni­da­des de con­ser­va­ção ad­mi­nis­tra­das pe­lo Ie­ma ( Ins­ti­tu­to Es­ta­du­al do Meio Am­bi­en­te) são pre­ser­va­dos 56.300 hec­ta­res. Uma de­las, de 3.481ha, se­rá lan­ça­da ho­je, em Itaú­nas, no nor­te do Es­ta­do, co­mo par­te da pro­gra­ma­ção do Dia Mun­di­al do Meio Am­bi­en­te, co­me­mo­ra­do na quar­ta- fei­ra.

O go­ver­no fe­de­ral ad­mi­nis­tra ou­tras no­ve áre­as de pre­ser­va­ção flo­res­tal pe­lo ICMBio ( Ins­ti­tu­to Chi­co Men­des), que so­mam 58.249 hec­ta­res em to­do o es­ta­do.

| CHI­CO GU­E­DES

A Pe­dra dos Olhos, no bair­ro de Fra­di­nhos: no­vas uni­da­des de con­ser­va­ção cri­a­das em Vi­tó­ria equi­va­lem a 1.700 cam­pos de fu­te­bol

| CHI­CO GU­E­DES / ME­TRO ES

Par­que da Fon­te Gran­de é uma das uni­da­des de pre­ser­va­ção de Vi­tó­ria

LE­TÍ­CIA ORLANDI

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.