Cai­xa anun­cia cor­te de ju­ros no cré­di­to imo­bi­liá­rio

Ta­xa cai de 11% pa­ra 9,75% ao ano; di­fe­ren­tes fai­xas de ren­da pas­sam a ter as mes­mas condições

Metro Brazil (Espirito Santo) - - PRIMEIRA PÁGINA -

A Cai­xa anun­ci­ou a re­du­ção de até 1,25 pon­to per­cen­tu­al dos ju­ros do cré­di­to imo­bi­liá­rio pa­ra as ope­ra­ções con­tra­ta­das a par­tir de se­gun­da-fei­ra (10). Além dis­so, o ban­co de­ci­diu igua­lar as ta­xas do SFH (Sis­te­ma Fi­nan­cei­ro da Ha­bi­ta­ção) e do SFI (Sis­te­ma Fi­nan­cei­ro Imo­bi­liá­rio).

A ta­xa mais al­ta caiu de 11% ao ano mais a TR (Ta­xa Re­fe­ren­ci­al, atu­al­men­te em ze­ro) pa­ra 9,75% ao ano mais TR. A mais bai­xa pas­sou de 8,75% ao ano mais TR pa­ra 8,5% ao ano mais TR.

O SFH é vol­ta­do pa­ra imó­veis de me­nor va­lor e tem par­te das unidades fi­nan­ci­a­das com re­cur­sos do FGTS. O SFI é des­ti­na­do a imó­veis com va­lor acima de R$ 1,5 mi­lhão sem co­ber­tu­ra do FGTS. Por abran­ger unidades mais ca­ras, o SFI co­bra­va ju­ros mais al­tos que o SFH.

“A ta­xa é igual pa­ra to­do mun­do. Es­ta­mos eli­mi­nan­do es­sa dis­tor­ção, que era o tra­ta­men­to di­fe­ren­ci­a­do en­tre as fai­xas de ren­da”, dis­se o pre­si­den­te da Cai­xa, Pe­dro Gui­ma­rães. Se­gun­do ele, o ban­co não dei­xa­rá seu fo­co na bai­xa ren­da, mas tam­bém bus­ca­rá crescer na clas­se mé­dia.

O Itaú, em 2018, e o San­tan­der, em fe­ve­rei­ro des­te ano, tam­bém uni­fi­ca­ram as ta­xas do cré­di­to imo­bi­liá­rio e co­bram ho­je ju­ros, ao ano, a par­tir de 8,3% e 8,99%, res­pec­ti­va­men­te. No Ban­co do Bra­sil, as ta­xas são de 8,49% (SFH) e 8,85% (Car­ta Hi­po­te­cá­ria). Pro­cu­ra­do, o Bra­des­co não re­tor­nou até as 20h.

Aten­den­do a uma de­man­da das cons­tru­to­ras e dos to­ma­do­res de em­prés­ti­mos, a Cai­xa tam­bém vol­ta­rá a em­pres­tar pe­la mo­da­li­da­de Pri­ce, que tem par­ce­las ini­ci­ais mais ba­ra­tas. “Va­mos dei­xar o cli­en­te es­co­lher en­tre SAC e Pri­ce”, dis­se Gui­ma­rães.

A Cai­xa pre­ten­de ain­da lan­çar uma no­va mo­da­li­da­de de cré­di­to imo­bi­liá­rio, subs­ti­tuin­do a TR pe­lo IPCA. Se­gun­do Gui­ma­rães, is­so fa­ci­li­ta­rá a pro­te­ção da ins­ti­tui­ção por meio da com­pra de tí­tu­los fe­de­rais re­mu­ne­ra­dos pe­lo mes­mo in­de­xa­dor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.