Dez no­mes dis­pu­tam li­de­ran­ça do bre­xit

Metro Brazil (Espirito Santo) - - MUNDO -

O Par­ti­do Con­ser­va­dor deu iní­cio ofi­ci­al­men­te on­tem à dis­pu­ta pe­la su­ces­são de The­re­sa May na li­de­ran­ça do par­ti­do e no co­man­do dos ter­mos da se­pa­ra­ção en­tre Rei­no Uni­do e União Eu­ro­peia.

Co­mo os con­ser­va­do­res têm a mai­o­ria no Par­la­men­to, o no­me de­ve as­su­mir tam­bém o car­go de pri­mei­ro-mi­nis­tro bri­tâ­ni­co.

Dez can­di­da­tu­ras fo­ram apro­va­das on­tem e par­ti­ci­pa­rão de ro­da­das de vo­ta­ção a par­tir des­ta quin­ta-fei­ra, até que res­tem ape­nas dois no­mes. De­pois des­se pro­ces­so, os cer­ca de 124 mil mem­bros re­gis­tra­dos no par­ti­do ele­gem o ven­ce­dor. A ex­pec­ta­ti­va é que o no­vo lí­der se­ja co­nhe­ci­do até o dia 22 de ju­lho.

En­tre os can­di­da­tos es­tão o ex-pre­fei­to de Lon­dres Bo­ris John­son, o se­cre­tá­rio do Meio Am­bi­en­te, Mi­cha­el Go­ve, e o ex-se­cre­tá­rio do bre­xit Do­mi­nic Ra­ab.

May re­nun­ci­ou à li­de­ran­ça do go­ver­nis­ta Par­ti­do Con­ser­va­dor na sex­ta-fei­ra, ten­do fra­cas­sa­do três ve­zes na ten­ta­ti­va de ob­ter o apoio do Par­la­men­to a uma des­fi­li­a­ção da União Eu­ro­peia.

Na apre­sen­ta­ção de su­as pro­pos­tas on­tem, qua­se to­dos pro­me­te­ram so­lu­ci­o­nar o im­pas­se do bre­xit – que der­ro­tou May após três anos de con­ver­sas com a UE – em ape­nas três me­ses, en­tre a es­co­lha do no­vo lí­der, no fi­nal de ju­lho, e o pra­zo atu­al de saí­da de 31 de ou­tu­bro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.