Fes­ta das Na­ções: cul­tu­ra e gas­tro­no­mia até do­min­go

Metro Brazil (Maringa) - - FOCO -

A Fes­ta dos Es­ta­dos e da Na­ções se­gue até do­min­go em Maringá.

A fes­ta es­tá en­tre os prin­ci­pais even­tos gas­tronô­mi­cos da ci­da­de e, além de ce­le­brar a cu­li­ná­ria, for­ta­le­ce a so­li­da­ri­e­da­de.

Qu­em pas­sar pe­lo even­to vai en­con­trar bar­ra­cas de co­mi­das tí­pi­cas e apre­sen­ta­ções cul­tu­rais. Os pra­tos são pre­pa­ra­dos por 18 en­ti­da­des as­sis­ten­ci­ais que atu­am no aten­di­men­to de cri­an­ças, ado­les­cen­tes, ido­sos, pes­so­as com de­fi­ci­ên­cia e fa­mí­li­as em vul­ne­ra­bi­li­da­de so­ci­al.

A ren­da ar­re­ca­da­da com a ven­da das re­fei­ções vai pa­ra a ma­nu­ten­ção das ins­ti­tui­ções.

Re­pre­sen­tan­do a gas­tro­no­mia e a cul­tu­ra bra­si­lei­ra e in­ter­na­ci­o­nal, os pra­tos tí­pi­cos são: es­pe­ti­nho, ba­ca­lhau, por­ções, pas­tel ita­li­a­no, car­nei­ro no ta­cho, co­mi­da ja­po­ne­sa, chi­ne­sa, ára­be, in­gle­sa, mi­nei­ra, ba­ta­ta re­che­a­da, ham­búr­guer, eis­bein ( jo­e­lho de por­co) com chu­cru­te, pas­tel, chur­ros, do­ces, pi­a­pa­ra na gre­lha, açaí, sal­ga­dos, ta­pi­o­ca, co­ca­da, sor­ve­te e ca­chor­ro-quen­te.

Cul­tu­ra

A fes­ta tem apre­sen­ta­ções de dan­ças fol­cló­ri­cas de ar­tis­tas de Maringá e re­gião. Na lis­ta, es­tão os gru­pos Man­din­ga-ê, Fo­gan­ça, Gru­ne Stadt, Renata Loyo­la, An­jos da Guar­da, Teu­to Bra­si­lei­ro, Su­ce­na, Verkho­ve­na, Yo­sa­koi, os Lu­sía­das e Rin­cão Ver­de.

Ar­te­sa­na­to

Vi­si­tan­tes tam­bém po­dem con­fe­rir 84 bar­ra­cas da Fei­ra de Ar­te­sa­na­to, um pro­je­to pa­ra a ma­nu­ten­ção de 14 as­so­ci­a­ções as­sis­ten­ci­ais.

Uma no­vi­da­de des­te ano é a bar­ra­ca das lou­ças, com mais de 3 mil pro­du­tos de de­co­ra­ção e uten­sí­li­os de co­zi­nha à ven­da.

| VIVAN SIL­VA/PMM

Bar­ra­cas ofe­re­cem ali­men­tos tí­pi­cos de vá­ri­os paí­ses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.