TCU po­de usar pro­vas con­tra co­la­bo­ra­do­res, de­ci­de Mo­ro

Metro Brazil (Maringa) - - FOCO - ME­TRO CU­RI­TI­BA

O juiz fe­de­ral Sér­gio Mo­ro, res­pon­sá­vel pe­las ações da ope­ra­ção La­va Ja­to na pri­mei­ra ins­tân­cia, de­ci­diu que o TCU (Tri­bu­nal de Con­tas da União) po­de usar pro­vas con­tra co­la­bo­ra­do­res e em­pre­sas que as­si­na­ram acor­dos de le­ni­ên­cia. A de­ci­são é do dia 2, em res­pos­ta a uma pe­ti­ção da de­fe­sa do ex-di­re­tor da Pe­tro­bras Pau­lo Ro­ber­to Cos­ta.

Em abril, Mo­ro de­ci­diu que “a uti­li­za­ção de pro­vas con­tra os pró­pri­os co­la­bo­ra­do­res” de­pen­de­ria “de au­to­ri­za­ção es­pe­cí­fi­ca”, se­gun­do ele “de­vi­do ao ris­co de que os cri­mi­no­sos co­la­bo­ra­do­res se tor­nas­sem o al­vo pre­fe­ren­ci­al de san­ções ad­mi­nis­tra­ti­vas ou cí­veis, co­lo­can­do os pró­pri­os acor­dos em ris­co e de­ses­ti­mu­lan­do a sua ce­le­bra­ção (...)”.

No dia 3 de ju­lho, no en­tan­to, o juiz au­to­ri­zou a uti­li­za­ção de pro­vas sem res­tri­ções pe­la Re­cei­ta Fe­de­ral, mes­mo con­tra co­la­bo­ra­do­res. O pe­di­do foi fei­to pe­la Re­cei­ta Fe­de­ral e hou­ve ma­ni­fes­ta­ção fa­vo­rá­vel do MPF (Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral),

O TCU fez o mes­mo pe­di­do, pa­ra que ha­ja o res­sar­ci­men­to dos da­nos. “O pró­prio con­teú­do dos acor­dos de co­la­bo­ra­ção e de le­ni­ên­cia é no sen­ti­do de que ele não exi­me os co­la­bo­ra­do­res e le­ni­en­tes da obri­ga­ção de re­pa­rar o da­no de­cor­ren­te de su­as ati­vi­da­des ilí­ci­tas por com­ple­to”, es­cre­veu Mo­ro em seu des­pa­cho.

O juiz de­fi­niu, no en­tan­to, que as pro­vas se­jam usa­das pe­la Re­cei­ta Fe­de­ral “pa­ra o fim ex­clu­si­vo de res­sar­ci­men­to dos da­nos de­cor­ren­tes do cri­me”. “Ca­be res­sal­var que não po­de­rão ser uti­li­za­das pa­ra im­po­si­ção de mul­tas pu­ni­ti­vas ou ad­mi­nis­tra­ti­vas, in­clu­si­ve de­cla­ra­ção de ini­do­nei­da­de ou proi­bi­ção de con­tra­tar”, de­ter­mi­nou o ma­gis­tra­do.

O TCU não po­de­rá uti­li­zar as pro­vas pa­ra de­cre­tar a in­dis­po­ni­bi­li­da­de de ati­vos dos co­la­bo­ra­do­res ou le­ni­en­tes, pa­ra não com­pro­me­ter a sol­vên­cia de­les”.

| DI­VUL­GA­ÇÃO/JUS­TI­ÇA FE­DE­RAL

De­ci­são é pa­ra res­sar­ci­men­to dos da­nos, dis­se Mo­ro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.