Bol­sa cai e dó­lar so­be com fa­la so­bre pri­va­ti­za­ções

Jair Bol­so­na­ro des­car­tou ven­da in­te­gral da Ele­tro­bras ge­ran­do des­va­lo­ri­za­ção

Metro Brazil (Maringa) - - PRIMEIRA PÁGINA - METRO

A po­pu­la­ção de ren­da mui­to bai­xa foi a me­nos atin­gi­da pe­la in­fla­ção em se­tem­bro, de acor­do com aná­li­se do In­di­ca­dor Ipea de In­fla­ção por Fai­xa de Ren­da, ela­bo­ra­do pe­lo Ins­ti­tu­to de Pes­qui­sa Econô­mi­ca Apli­ca­da.

Pa­ra o Ipea, o in­di­ca­dor, di­vul­ga­do on­tem, re­ve­la uma for­te al­ta no gru­po trans­por­tes, es­pe­ci­al­men­te, em com­bus­tí­veis (4,2%) e em pas­sa­gens aé­re­as (16,8%). Es­ses gru­pos pres­si­o­na­ram a in­fla­ção de to­das as fai­xas com o mai­or im­pac­to pa­ra as fa­mí­li­as de mai­or po­der aqui­si­ti­vo.

As fa­mí­li­as de mai­or po­der aqui­si­ti­vo, se­gun­do o in­di­ca­dor, so­fre­ram im­pac­tos tam­bém do gru­po des­pe­sas pes­so­ais, in­flu­en­ci­a­do pe­las al­tas dos ser­vi­ços pes­so­ais (0,42%) e de des­pe­sas com re­cre­a­ção (0,30%).

Pe­lo es­tu­do, as fa­mí­li­as

mais po­bres fo­ram as mais pre­ju­di­ca­das com a al­ta dos gru­pos ali­men­tos e be­bi­das e ha­bi­ta­ção. Com pe­so mai­or nos gas­tos da po­pu­la­ção des­sa fai­xa de ren­da, os gas­tos com re­a­jus­tes do alu­guel (0,24%), ener­gia elé­tri­ca (0,46%), ce­re­ais (1,7%) e pa­ni­fi­ca­dos (0,9%) pres­si­o­na­ram a in­fla­ção dos seg­men­tos de me­nor ren­da.

Se­gun­do o Ipea, no acu­mu­la­do do ano, a in­fla­ção pa­ra as fa­mí­li­as mais po­bres fi­cou em 2,99%, sen­do de 3,63% pa­ra as de ren­da mais ele­va­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.