Am­bi­en­te. Go­ver­no vai cri­ar par­que em Ma­rin­gá

Metro Brazil (Maringa) - - FOCO -

O IAP (Ins­ti­tu­to Am­bi­en­tal do Pa­ra­ná) lan­çou o edi­tal de con­sul­ta pú­bli­ca pa­ra a cri­a­ção da Uni­da­de de Con­ser­va­ção Par­que Es­ta­du­al do Ri­bei­rão Pin­guim, em Ma­rin­gá e Ma­ri­al­va. O pro­je­to do par­que se­rá apre­sen­ta­do em audiência pú­bli­ca mar­ca­da pa­ra o pró­xi­mo dia 19, na Câ­ma­ra de Ma­rin­gá e na Ca­sa da Cul­tu­ra de Ma­ri­al­va.

“A cri­a­ção do par­que é uma opor­tu­ni­da­de de pre­ser­var a re­gião, fa­zen­do uma ma­nu­ten­ção e re­cu­pe­ra­ção das ques­tões am­bi­en­tais”, dis­se o di­re­tor do IAP, Luiz Car­los Man­za­to.

Na audiência se­rá apre­sen­ta­da à so­ci­e­da­de a pro­pos­ta de cri­a­ção do par­que, seus be­ne­fí­ci­os co­mo ins­tru­men­to de for­ta­le­ci­men­to da con­ser­va­ção da bi­o­di­ver­si­da­de e ha­bi­li­ta­ção das pre­fei­tu­ras pa­ra re­ce­bi­men­to do ICMS eco­ló­gi­co.

A con­sul­ta é uma eta­pa obri­ga­tó­ria pa­ra o pro­ces­so de cri­a­ção da no­va Uni­da­de de Con­ser­va­ção. Após sua re­a­li­za­ção o Es­ta­do po­de­rá fi­na­li­zar os es­tu­dos que es­tão sen­do de­sen­vol­vi­dos por um gru­po de tra­ba­lho mul­ti­dis­ci­pli­nar.

A no­va uni­da­de se­rá de­sa­pro­pri­a­da e in­de­ni­za­da com os re­cur­sos ad­vin­dos do pro­je­to de con­ver­são de mul­tas. Com is­so, in­fra­to­res que te­nham mul­tas pe­ran­te ao IAP po­de­rão aderir a es­te pro­je­to e re­gu­la­ri­zar a sua si­tu­a­ção atra­vés da pro­mo­ção da re­gu­la­ri­za­ção fun­diá­ria pa­ra a cons­ti­tui­ção do par­que.

Ri­bei­rão

A área do par­que pos­sui apro­xi­ma­da­men­te 623 hec­ta­res. É um re­ma­nes­cen­te de ve­ge­ta­ção na­ti­va per­ten­cen­te ao bi­o­ma ma­ta atlân­ti­ca. O lo­cal é um mo­sai­co de pro­pri­e­da­des pú­bli­cas e par­ti­cu­la­res.

Al­guns dos re­ma­nes­cen­tes de ve­ge­ta­ção já ti­ve­ram sua pre­ser­va­ção ga­ran­ti­da atra­vés da cons­ti­tui­ção de áre­as de re­ser­va le­gal. Ou­tros es­pa­ços pos­su­em ca­rac­te­rís­ti­cas na­tu­rais, no en­tan­to não ti­nham até en­tão ne­nhum ins­tru­men­to que ga­ran­tis­se mai­or se­gu­ran­ça ju­rí­di­ca pa­ra sua ma­nu­ten­ção

Nes­sa área ain­da exis­tem tre­chos que fo­ram des­ma­ta­dos que se­rão des­ti­na­dos à re­cu­pe­ra­ção e res­tau­ra­ção flo­res­tal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.