Cas­tra­ções co­me­çam es­te mês, ga­ran­te a pre­fei­tu­ra

Metro Brazil (Maringa) - - FOCO -

A Di­re­to­ria de Pro­te­ção e Bem-es­tar Ani­mal fez es­te ano 3,7 mil cas­tra­ções de cães e ga­tos. Pa­ra 2019, es­tão pre­vis­tos 5,5 mil pro­ce­di­men­tos a um cus­to de R$ 715 mil. Se­te clí­ni­cas ve­te­ri­ná­ri­as fo­ram cre­den­ci­a­das pa­ra re­a­li­zar as ci­rur­gi­as.

Se­rão cas­tra­dos ape­nas ani­mais de rua ado­ta­dos ou res­ga­ta­dos por fa­mí­li­as de bai­xa ren­da ins­cri­tas em um Cras, além de cães e ga­tos de as­so­ci­a­ções e pro­te­to­res in­de­pen­den­tes ca­das­tra­dos.

As cas­tra­ções, se­gun­do a pre­fei­tu­ra, vão co­me­çar ain­da es­te mês – o pra­zo inicial era até 20 de no­vem­bro – e se­rão fei­tas em ma­chos e fê­me­as in­de­pen­den­te­men­te do ta­ma­nho. A quan­ti­da­de de ci­rur­gi­as se­rá di­vi­di­da na mes­ma pro­por­ção en­tre as clí­ni­cas.

A cas­tra­ção evi­ta o au­men­to po­pu­la­ci­o­nal de ani­mais de rua, pre­vi­ne do­en­ças do apa­re­lho re­pro­du­ti­vo e po­de au­men­tar a ex­pec­ta­ti­va de vi­da dos ani­mais.

A ci­rur­gia é des­ti­na­da a cães e ga­tos, com no mí­ni­mo 3 meses e no má­xi­mo 7 anos, de qu­al­quer se­xo, sem ra­ça de­fi­ni­da (vi­ra-la­tas) e com bo­as con­di­ções de saú­de. Se­rá re­a­li­za­da uma con­sul­ta an­tes da ope­ra­ção.

As cas­tra­ções são re­a­li­za­das com anes­te­sia ge­ral e o ani­mal re­tor­na no mes­mo dia pa­ra ca­sa. Me­di­ca­men­tos do pós-ope­ra­tó­rio são de res­pon­sa­bi­li­da­de dos tu­to­res.

Saú­de

A es­te­ri­li­za­ção pre­vi­ne vá­ri­os pro­ble­mas de saú­de dos ani­mais do­més­ti­cos. Nas fê­me­as, di­mi­nui os ris­cos de do­en­ças ute­ri­nas. Se fei­ta an­tes do pri­mei­ro cio, pra­ti­ca­men­te ex­clui o ris­co de cân­cer de ma­ma e im­pe­de a pi­o­me­tria (in­fec­ção do úte­ro), que atin- ge em mé­dia 60% das ca­de­las.

En­tre os be­ne­fí­ci­os da cas­tra­ção pa­ra os ma­chos es­tão a pre­ven­ção do au­men­to da prós­ta­ta de for­ma di­fe­ren­ci­a­da, a ocor­rên­cia de tu­mo­res nos tes­tí­cu­los e re­du­ção em cer­ca de 90% de pro­ble­mas de tra­to uri­ná­rio.

O di­re­tor de Bem-es­tar Ani­mal, Mar­co Antô­nio Aze­ve­do, diz que a pre­fei­tu­ra vai cre­den­ci­ar em­pre­sas pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to de sis­te­ma in­for­ma­ti­za­do pa­ra ge­ren­ci­ar as cas­tra­ções. “Es­sa fer­ra­men­ta pos­si­bi­li­ta­rá mais ra­pi­dez, evi­ta­rá o re­tra­ba­lho e am­pli­a­rá a trans­pa­rên­cia.”

| VI­VI­AN SIL­VA/PMM

Cães e ga­tos de 3 meses a 7 anos se­rão es­te­ri­li­za­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.