Eis a fi­nal, afi­nal!

De­pois de mui­ta dis­cus­são e polêmica, de­ci­são do tor­neio acon­te­ce do­min­go no San­ti­a­go Ber­na­béu

Metro Brazil (Maringa) - - ESPORTE -

Com 15 di­as de “atra­so”, fi­nal­men­te Ri­ver Pla­te e Bo­ca Jú­ni­ors vão se en­con­trar pa­ra de­fi­nir qu­em se­rá o cam­peão da Co­pa Li­ber­ta­do­res. Do­min­go, às 17h30, eles en­tram em cam­po no San­ti­a­go Ber­na­béu, es­tá­dio do Re­al Madrid pa­ra, en­fim, jo­ga­rem.

Ini­ci­al­men­te, a fi­nal de­ve­ria ter acon­te­ci­do no dia 24 de no­vem­bro, no Mo­nu­men­tal de Nuñez, do Ri­ver. Só que, no ca­mi­nho pa­ra o jo­go, o ôni­bus que trans­por­ta­va a de­le­ga­ção do Bo­ca foi ata­ca­do pe­la tor­ci­da ri­val e al­guns atle­tas so­fre­ram le­sões. A par­ti­da foi can­ce­la­da e mar­ca­da pa­ra o dia se­guin­te. O que tam­bém não acon­te­ceu, já que os xe­nei­zes se re­cu­sa­ram a jo­gar por não ha­ver “con­di­ções es­por­ti­vas”.

Após reu­niões na se­de da Con­me­bol e ame­a­ças de la­do a la­do, fi­cou de­fi­ni­do que ha­ve­ria a par­ti­da, mas não em so­lo ar­gen­ti­no.

Vá­ri­as con­fe­de­ra­ções se ofe­re­ce­ram pa­ra re­ce­ber o du­e­lo, co­mo a CBF, que co­lo­cou à dis­po­si­ção o Pa­ca­em­bu e o Mo­rum­bi. Mas a op­ção foi por Ma­dri. “É mui­to es­tra­nho pa­ra nós jo­gar uma fi­nal de Li­ber­ta­do­res na Es­pa­nha. Eu não es­tou de acor­do. Os que sa­em per­den­do com is­so são os jo­ga­do­res. Nós jo­ga­mos [a par­ti­da de ida, em­pa­te em 2 a 2] na Bom­bo­ne­ra. Qu­e­ría­mos jo­gar a vol­ta no es­tá­dio do Ri­ver. Nós qu­e­ría­mos ter a chan­ce de ga­nhar lá, e eles tam­bém”, dis­se Té­vez.

Na prá­ti­ca, é co­mo se o pri­mei­ro jo­go não ti­ves­se acon­te­ci­do, já que hou­ve em­pa­te e não exis­te cri­té­rio de gol fo­ra de ca­sa – além, cla­ro, da des­van­ta­gem téc­ni­ca do Ri­ver de não ter jo­ga­do em seu es­tá­dio.

Pre­pa­ra­ção

Com qua­se to­dos dos 81 mil in­gres­sos re­ser­va­dos pa­ra a abun­dan­te co­mu­ni­da­de ar­gen­ti­na que mo­ra na Es­pa­nha, os co­man­da­dos de Guil­ler­mo Bar­ros ini­ci­a­ram a pre­pa­ra­ção nas ins­ta­la­ções da Fe­de­ra­ção Es­pa­nho­la. Os xe­nei­zes re­a­li­za­ram um tra­ba­lho tá­ti­co em cam­po re­du­zi­do e de­pois se­gui­ram pa­ra exer­cí­ci­os de chu­te à gol. Apro­xi­ma­da­men­te trin­ta tor­ce­do­res acom­pa­nha­ram a ati­vi­da­de.

Já o Ri­ver Pla­te che­gou ao ae­ro­por­to de Ba­ra­jas na ma­nhã de on­tem. A equi­pe de Marcelo Gal­lar­do fez uma ati­vi­da­de no cen­tro de trei­na­men­to do Re­al Madrid, em Val­de­be­bas, no fi­nal da tar­de.

Se­gu­ran­ça

Mes­mo a mi­lha­res de quilô­me­tros de Bu­e­nos Ai­res, a se­gu­ran­ça do en­con­tro se­gue sen­do ques­tão cen­tral. Um lí­der da tor­ci­da or­ga­ni­za­da do Bo­ca Ju­ni­ors, in­clu­si­ve, foi de­por­ta­do pa­ra a Ar­gen­ti­na ao che­gar em Ma­dri. Tra­ta-se de “um dos bar­ra-bra­vas mais sig­ni­fi­ca­ti­vos e pe­ri­go­sos e com nu­me­ro­sos an­te­ce­den­tes”, ex­pli­cou à agên­cia AFP um por­ta-voz da po­lí­cia es­pa­nho­la.

| DENIS DOYLE/GETTY IMAGES

Ri­ver Pla­te se pre­pa­ra pa­ra du­e­lo de­ci­si­vo

| JA­VI­ER BARBANCHO/REUTERS

Bo­ca Ju­ni­ors fez o pri­mei­ro jo­go em ca­sa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.