For­ça-ta­re­fa vai ava­li­ar re­al si­tu­a­ção fi­nan­cei­ra

Metro Brazil (Maringa) - - PRIMEIRA PÁGINA - ME­TRO CU­RI­TI­BA

Go­ver­no do PR quer sa­ber o que exis­te de em­pe­nhos a pa­gar e quan­to de di­nhei­ro há em cai­xa

Se­gun­do no­vo se­cre­tá­rio da Fa­zen­da, sen­sa­ção é de es­tar em um ‘bom­bar­dei­ro so­bre Ber­lim, sem ins­tru­men­tos”

O Go­ver­no do Es­ta­do anun­ci­ou on­tem a cri­a­ção de uma for­ça-ta­re­fa pa­ra ten­tar des­co­brir a re­al si­tu­a­ção fi­nan­cei­ra do go­ver­no. Fo­ram con­vo­ca­dos dois pro­cu­ra­do­res da PGE (Pro­cu­ra­do­ria Ge­ral do Es­ta­do), além de téc­ni­cos da Con­tro­la­do­ria pa­ra pro­mo­ver um pen­te-fi­no na con­tas dei­xa­das pe­la ges­tão an­te­ri­or.

Se­gun­do o se­cre­tá­rio es­ta­du­al da Fa­zen­da, Re­nê Gar­cia Jí­ni­or, al­gu­mas das dí­vi­das her­da­das (cha­ma­das “em­pe­nhos”, no jar­gão or­ça­men­tá­rio), po­dem não ser pa­gas. Mas is­so se­rá de­ci­di­do de­pois de uma ava­li­a­ção ju­rí­di­ca do go­ver­no. “Al­guns em­pe­nhos já es­tão em pro­ces­so de se­rem can­ce­la­dos, mas an­tes vai ser fei­ta uma aná­li­se pe­la PGE, pa­ra cor­ro­bo­rar”, ex­pli­cou.

Re­nê não deu de­ta­lhes de quais va­lo­res ou con­tra­tos es­tão sob aná­li­se. “A vo­la­ti­li­da­de dos nú­me­ros do em­pe­nhos é mui­to gran­de. Eu es­pe­ro que o con­tro­la­dor con­si­ga de­fi­nir (es­te va­lor)”.

A ges­tão an­te­ri­or anun­ci­ou que dei­xa­ria o no­vo go­ver­no com R$ 5,3 bi­lhões em cai­xa. On­tem, no en­tan­to, o se­cre­tá­rio afir­mou que “in­con­gruên­ci­as não nos per­mi­tem di­zer qual a si­tu­a­ção

“(Fi­ze­mos) a sus­pen­são de con­tra­tos fei­tos meio que à to­que de cai­xa, nas vés­pe­ras de elei­ção, pa­ra os mu­ni­cí­pi­os. Obras que não sa­be­mos se são pri­o­ri­da­de” RATINHO JU­NI­OR, GO­VER­NA­DOR, SO­BRE COR­TE DE GAS­TOS NO CO­ME­ÇO DO ANO

fi­nan­cei­ra ou con­tá­bil do es­ta­do” (...) “Me sin­to co­mo se es­ti­ves­se so­bre­vo­an­do Ber­lim com uma for­ta­le­za vo­a­do­ra, sem ter ins­tru­men­to de uti­li­za­ção”.

No co­me­ço da se­ma­na Ratinho Ju­ni­or (PSD) anun­ci­ou um con­tin­gen­ci­a­men­to de 20% dos gas­tos. On­tem, em vi­deo pu­bli­ca­do nas re­des so­ci­ais, ele de­ta­lhou os cor­tes.

“Uma das me­di­das pa­ra bai­xar cus­tos, até que a gen­te te­nha o ce­ná­rio fi­nan­cei­ro, é o con­tin­gen­ci­a­men­to de 20%. Além da sus­pen­são de con­tra­tos fei­tos meio que à to- que de cai­xa, nas vés­pe­ras de elei­ção, pa­ra os mu­ni­cí­pi­os. Obras que não sa­be­mos se são pri­o­ri­da­des. Ter­re­nos que fo­ram com­pra­dos sem sa­ber se eram ne­ces­sá­ri­os mes­mo. Is­so tu­do es­tá sen­do ana­li­sa­do com mui­to cri­té­rio, pa­ra que o di­nhei­ro do pa­ra­na­en­se se­ja bem apli­ca­do”, fa­lou

Soft­ware

O exe­cu­ti­vo es­tá ten­do pro­ble­mas pa­ra ope­rar o Si­af – soft­ware com­pra­do ain­da na ges­tão Be­to Ri­cha (PSDB) e que ain­da não ope­ra 100%. Se- gun­do o se­cre­tá­rio, há vá­ri­as ra­zões pa­ra as di­fi­cul­da­des, en­tre elas a fal­ta de “iden­ti­fi­ca­ção cla­ra de qual era o ob­je­to do soft­ware”. Uma au­di­to­ria es­tá sen­do fei­ta.

Ou­tro la­do

Em no­ta, a as­ses­so­ria de Ci­da Borghet­ti (PP) res­pon­deu que “os pro­ble­mas no Si­af exis­tem e já fo­ram ob­je­to de vá­ri­as ações da Se­fa, de­sig­nan­do ser­vi­do­res pa­ra co­mis­sões pro­ces­san­tes (em ju­lho, ou­tu­bro e no­vem­bro), in­clu­si­ve com a apli­ca­ção de mul­tas con­tra­tu­ais à em­pre­sa”.

A ges­tão an­te­ri­or afir­mou ain­da que o “Es­ta­do do Pa­ra­ná pos­sui uma das me­lho­res si­tu­a­ções econô­mi­cas e fis­cais do país”, e que “dei­xou mais de R$ 5 bi­lhões em con­tas ban­cá­ri­as do Es­ta­do. Va­lo­res que as­se­gu­ram o pa­ga­men­to de to­dos os com­pro­mis­sos as­su­mi­dos em seu go­ver­no. O or­ça­men­to do es­ta­do de 2019 es­tá li­vre pa­ra exe­cu­ção pe­lo atu­al go­ver­no”.

Ci­da ain­da dis­se que, “es­pe­ra que os pro­ble­mas no Si­af se­jam re­sol­vi­dos no pró­xi­mo go­ver­no, pois se­rá o me­lhor sis­te­ma de fi­nan­ças pú­bli­cas do Bra­sil qu­an­do con­cluí­do”.

| AR­NAL­DO AL­VES/ ANPR

Em co­le­ti­va on­tem go­ver­no anun­ci­ou for­ça-ta­re­fa pa­ra ana­li­sar ju­ri­di­ca­men­te as con­tas do Es­ta­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.