PA­RA VER VERMEER

INI­CI­A­TI­VA DO GO­O­GLE REÚNE 36 OBRAS DO AR­TIS­TA HOLANDÊS EM MOS­TRA VIRTUAL

Metro Brazil (Porto Alegre) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Um dos mais in­tri­gan­tes ar­tis­tas ho­lan­de­ses tem sua obra com­pi­la­da pe­la pri­mei­ra vez no es­pa­ço di­gi­tal.

Em par­ce­ria com 18 mu­seus de se­te paí­ses, o Go­o­gle Arts & Cul­tu­re co­lo­cou no ar uma ex­po­si­ção virtual com to­das as 36 pin­tu­ras de que se tem no­tí­cia de Johan­nes Vermeer (1632-1675), au­tor da cé­le­bre “Mo­ça com o Brin­co de Pé­ro­la”, con­si­de­ra­da a “Mo­na Li­sa” do nor­te eu­ro­peu.

Não é di­fí­cil en­con­trar os qua­dros do ar­tis­ta pe­la in­ter­net. O di­fe­ren­ci­al do pro­je­to “Me­et Vermeer” (co­nhe­ça Vermeer, em tra­du­ção li­vre), no en­tan­to, es­tá em se va­ler de tec­no­lo­gi­as des­co­la­das pa­ra mer­gu­lhar nas pro­pos­tas ar­tís­ti­cas do holandês com lin­gua­gem aces­sí­vel ao pú­bli­co do sé­cu­lo 21 – tu­do com cu­ra­do­ria do mu­seu Mau­ritshuis, de­ten­tor do mai­or acer­vo da Era de Ou­ro da pin­tu­ra ho­lan­de­sa.

Ao aces­sar o si­te art­sand cul­tu­re.go­o­gle.com/pro­ject/ vermeer, é pos­sí­vel per­cor­rer uma ga­le­ria fic­tí­cia na qu­al os qua­dros de Vermeer são co­lo­ca­dos la­do a la­do, sem­pre com in­for­ma­ções de­ta­lha­das. Qu­em ti­ver aces­so a dis­po­si­ti­vos de re­a­li­da­de au­men­ta­da con­se­gue fa­zer o pas­seio em uma pers­pec­ti­va ain­da mais pal­pá­vel, em 3D.

O por­tal traz ain­da uma sé­rie de tex­tos com cu­ri­o­si­da­des so­bre Vermeer, cu­ja bi­o­gra­fia é pou­co de­ta­lha­da pe­los his­to­ri­a­do­res da ar­te. Es­se fa­tor di­a­lo­ga com a pró­pria au­ra de mis­té­rio pre­sen­te nos per­so­na­gens re­tra­ta­dos pe­lo ar­tis­ta, res­sal­ta­dos por um exí­mio do­mí­nio da luz.

You­tu­bers fo­ca­dos em ar­tes re­ve­lam as­pec­tos dis­tin­tos so­bre o holandês, que vão do con­tex­to his­tó­ri­co em que vi­veu às téc­ni­cas e ti­po de pig­men­tos que usa­va. Por meio de fer­ra­men­tas co­mo zo­om e raio-x, são apon­ta­dos de­ta­lhes cap­tu­ra­dos por uma câ­me­ra em Ul­tra HD que en­ri­que­cem as pos­sí­veis lei­tu­ras da obra, trans­for­man­do o pas­seio virtual em uma ver­da­dei­ra au­la de ar­te.

GO­O­GLE ARTS & CUL­TU­RA/DIVULGAÇÃO

Equi­pa­men­tos cap­tam a te­la ‘Mo­ça com Co­po de Vi­nho’ (1659-1660), em al­ta re­so­lu­ção, no mu­seu Her­zog An­ton-Ul­ri­ch

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.