SAÚ­DE EM PAU­TA

Metro Brazil (Rio) - - FOCO - EDIMILSON MIGOWSKI EDIMILSON.MIGOWSKI @METROJORNAL.COM.BR

Lei

Se­gun­do o Dr. An­dré Haum, ad­vo­ga­do cri­mi­na­lis­ta, a lei san­ci­o­na­da em 2015, de nú­me­ro 13.104, tor­na o fe­mi­ni­cí­dio um ho­mi­cí­dio qua­li­fi­ca­do. Haum com­ple­men­ta que de­vi­do à gra­vi­da­de da con­du­ta cri­mi­no­sa e ao au­men­to dos ca­sos no Bra­sil, o cri­me in­clu­si­ve tor­nou-se he­di­on­do, e por­tan­to com mui­to me­nos be­ne­fí­ci­os que os de­mais cri­mes co­me­ti­dos.

Di­an­te da gra­vi­da­de da con­du­ta, a ci­ta­da lei in­cluiu ain­da um au­men­to de pe­na de 1/3 so­bre a pe­na ori­gi­nal, no ca­so de cri­mes pra­ti­ca­dos du­ran­te a ges­ta­ção ou em até três me­ses após o par­to da ví­ti­ma; pra­ti­ca­dos con­tra a mu­lher me­nor de 14 anos, ou com mais de 60 anos, ou com al­gum ti­po de de­fi­ci­ên­cia; e aque­le que ocor­re na pre­sen­ça de fi­lhos ou pais da ví­ti­ma; co­mo for­ma re­al de ten­tar pro­te­ger não só o di­rei­to das mu­lhe­res, agra­van­do a pe­na quan­do os cri­mes são pra­ti­ca­dos con­tra mu­lhe­res ain­da mais hi­pos­su­fi­ci­en­tes em re­la­ção aos cri­mi­no­sos. Gra­vi­da­de A di­fe­ren­ça prá­ti­ca en­tre o ho­mi­cí­dio sim­ples e o ho­mi­cí­dio qua­li­fi­ca­do por fe­mi­ni­cí­dio é a sua gra­vi­da­de. Os ho­mi­cí­di­os sim­ples pre­ve­em re­clu­são por 6 a 20 anos em ca­so de con­de­na­ção, en­quan­to o cri­me he­di­on­do apre­sen­ta pe­na en­tre 12 e 30 anos. Além de ofe­re­cer pe­na su­pe­ri­or em re­la­ção a um ho­mi­cí­dio co­mum, a lei do fe­mi­ni­cí­dio ata­ca di­re­ta­men­te a vi­o­lên­cia do­més­ti­ca ao es­ta­be­le­cer le­gal­men­te uma gra­vi­da­de mui­to mai­or do cri­me con­tra a mu­lher em ra­zão uni­ca­men­te por ser do gê­ne­ro fe­mi­ni­no. (An­dré Haum - tel. 99862- 9305; an­dre_ haum@yahoo.com.br)

Não per­ca o pro­gra­ma “Fi­que Bem” na TV Band, sá­ba­do, às 11hh30. Abor­da­re­mos es­se te­ma. Si­ga o @fi­que­be­mo­fi­ci­al e @blo­ga­dri­e­le­an­dra­de e fi­que por den­tro. Fi­que bem, cui­de-se bem!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.