Ad­vo­ga­dos di­zem que voz de pri­são é pos­sí­vel em te­o­ria Can­di­da­tos se en­fren­tam em de­ba­tes da Band e Fir­jan

Metro Brazil (Rio) - - FOCO -

Em re­la­ção às de­cla­ra­ções de Wil­son Wit­zel (PSC), ad­vo­ga­dos cri­mi­na­lis­tas afir­ma­ram que é pos­sí­vel que o ex-juiz dê voz de pri­são pa­ra o ad­ver­sá­rio Edu­ar­do Pa­es (DEM) du­ran­te um de­ba­te, mas que ele não se­ria pre­so em fla­gran­te.

“Qual­quer pes­soa, in­de­pen­den­te­men­te do car­go, po­de dar voz de pri­são a uma ou­tra que es­te­ja co­me­ten­do um cri­me e le­vá-la à de­le­ga­cia. No ca­so de in­jú­ria, o de­le­ga­do, ven­do que há pro­vas, la­vra o ter­mo cir­cuns­tan­ci­a­do e de­pois en­via pa­ra o Jui­za­do Es­pe­ci­al Cri­mi­nal. É al­go que te­o­ri­ca­men­te qual­quer pes­soa po­de­ria fa­zer. Nos ca­sos con­cre­tos, is­so di­fi­cil­men­te acon­te­ce”, ex­pli­ca o pre­si­den­te da Co­mis­são de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca da OAB, Bre­no Melaragno.

O ad­vo­ga­do cri­mi­na­lis­ta Hen­ri­que Baptista dis­se que mes­mo se um ofi­ci­al con­du-

“É al­go que te­o­ri­ca­men­te qual­quer pes­soa po­de­ria fa­zer. Nos ca­sos con­cre­tos, is­so di­fi­cil­men­te acon­te­ce.”

zis­se Pa­es até a de­le­ga­cia, ele não fi­ca­ria pre­so: “A pes­soa não é au­tu­a­da em fla­gran­te. O ter­mo se­ria la­vra­do e en­ca­mi­nha­do pa­ra o Jui­za­do”. À TV Globo, o ad­vo­ga­do Né­lio Ma­cha­do con­si­de­rou a afir­ma­ção de Wit­zel des­ca­bi­da do pon­to de vis­ta le­gal, além de im­pró­pria e ar­bi­trá­ria. O pri­mei­ro em­ba­te ao vi­vo en­tre os dois can­di­da­tos ao go­ver­no do es­ta­do na TV se­rá no pró­xi­mo dia 18, às 22h, na tela da Band. Du­ran­te uma ho­ra, além do con­fron­to di­re­to, Wil­son Wit­zel (PSC) e Edu­ar­do Pa­es (DEM) res­pon­de­rão a per­gun­tas te­má­ti­cas fei­tas pe­la pro­du­ção da emis­so­ra.

An­tes dis­so, os dois se en­fren­tam já ama­nhã, às 11h, em de­ba­te re­a­li­za­do pe­lo Gru­po Band e pe­la Fir­jan (Fe­de­ra­ção das In­dús­tri­as do Es­ta­do), na Ca­sa Fir­jan, em Bo­ta­fo­go. Os elei­to­res po­de­rão en­vi­ar per­gun­tas pe­lo Twit­ter com a hash­tag #de­ba­te­band­fir­jan.

Os dois en­con­tros se­rão me­di­a­dos pe­lo di­re­tor de jor­na­lis­mo da Band Rio, Ro­dol­fo Sch­nei­der.

BRE­NO MELARAGNO, AD­VO­GA­DO

“A pes­soa não é au­tu­a­da em fla­gran­te. O ter­mo se­ria en­ca­mi­nha­do pa­ra o Jui­za­do Es­pe­ci­al.” HEN­RI­QUE BAPTISTA, AD­VO­GA­DO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.