Po­lí­ti­ca

Metro Brazil (Rio) - - BRASIL - CLÁUDIO HUM­BER­TO CLAUDIO.HUM­BER­TO @METROJORNAL.COM.BR

EQUI­PE DE BOL­SO­NA­RO DIS­CU­TE FU­SÃO DE MINIS

TÉRIOS. En­tre as me­di­das ino­va­do­ras em dis­cus­são na equi­pe do can­di­da­to Jair Bol­so­na­ro (PSC) es­tá a fu­são das áre­as da Cul­tu­ra, do Es­por­te e do Tu­ris­mo em um úni­co mi­nis­té­rio, le­van­do em con­ta a con­cep­ção mo­der­na de viés econô­mi­co, que re­co­nhe­ce nes­ses seg­men­tos na for­ma­ção de 6% a 7% do PIB (Pro­du­to In­ter­no Bru­to). O no­vo mi­nis­té­rio po­de le­var os no­mes das três áre­as, mas po­dem tam­bém ga­nhar uma no­va de­no­mi­na­ção: Mi­nis­té­rio da In­dús­tria do En­tre­te­ni­men­to.

IDEIA É PO­SI­TI­VA. A fu­são de mi­nis­té­ri­os agra­da a equi­pe de Bol­so­na­ro, in­cluin­do Sta­vros Xantho­poy­los, pro­fes­sor da FGV res­pon­sá­vel pe­la área de Edu­ca­ção.

MEC DE VOL­TA? Es­pe­ci­a­lis­tas em Edu­ca­ção li­ga­dos ao Exér­ci­to de­fen­dem a fu­são das pas­tas sob o an­ti­go no­me do MEC (Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção e Cul­tu­ra).

ES­POR­TE E EDU­CA­ÇÃO. O Es­por­te tem o pa­pel da pre­pa­ra­ção fí­si­ca co­mo va­lor de ci­da­da­nia, ideia sim­pá­ti­ca ao can­di­da­to, o que for­ta­le­ce a op­ção pe­lo ve­lho MEC.

NÃO É MAIS AS­SIM. Pa­ra se­to­res mi­li­ta­res, Cul­tu­ra e Es­por­te são li­ga­dos ou “su­bor­di­na­dos” a Edu­ca­ção, mas es­se en­ten­di­men­to é con­si­de­ra­do su­pe­ra­do.

‘MALDIÇÃO’ CU­NHA DER­RO­TA SEUS ALGOZES NAS

UR­NAS. Os de­pu­ta­dos que vo­ta­ram fa­vo­rá­veis à ce­le­bra­da cas­sa­ção do ex-pre­si­den­te da Câ­ma- ra Edu­ar­do Cu­nha não con­se­gui­ram ti­rar par­ti­do, nas ur­nas, da po­si­ção fir­me con­tra o par­la­men­tar que se en­con­tra pre­so há mais de se­te me­ses. Ape­nas qua­tro dos 12 “algozes” de Cu­nha no Con­se­lho de Éti­ca da Câ­ma­ra fo­ram re­e­lei­tos do­min­go. En­tre os ali­a­dos de Cu­nha um per­deu o man­da­to: La­er­te Bes­sa (PR-DF).

MUI­TO DI­FÍ­CIL. O se­na­dor elei­to Ma­jor Olím­pio (PSL-SP), mui­to li­ga­do a Bol­so­na­ro, acha “mui­to di­fí­cil” Re­nan Ca­lhei­ros se ele­ger pre­si­den­te do Se­na­do. Os no­vos se­na­do­res, ava­lia, não acei­ta­ri­am is­so. Que­rem mu­dan­ça.

| PAU­LO LO­PES/FU­TU­RA PRESS

O se­na­dor elei­to Ma­jor Olím­pio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.