Pre­vi­na- se

Metro Brazil (Rio) - - SAÚDE E BEM-ESTAR -

En­tre as prin­ci­pais do­en­ças que po­dem ser pre­ve­ni­das com uma vi­si­ta ao uro­lo­gis­ta, al­gu­mas me­re­cem des­ta­que:

Ba­la­no­pos­ti­te: É o pro­ces­so in­fla­ma­tó­rio que mais atin­ge o pê­nis. Afe­ta as re­giões da glan­de e do pre­pú­cio. A cau­sa mais co­mum é uma in­fec­ção fún­gi­ca. Ape­sar de não ser considerada uma do­en­ça se­xu­al­men­te trans­mis­sí­vel, po­de ocor­rer o con­tá­gio du­ran­te o ato se­xu­al.

Tu­mor no tes­tí­cu­lo: É o cân­cer mais co­mum em ho­mens en­tre os 20 e 40 anos. O prin­ci­pal sin­to­ma do cân­cer tes­ti­cu­lar é o au­men­to do vo­lu­me da bol­sa es­cro­tal ou a pal­pa­ção de um “ca­ro­ço” no tes­tí­cu­lo. Ho­je em dia, mais de 95% dos tu­mo­res tes­ti­cu­la­res são cu­rá­veis, por is­so a im­por­tân­cia do di­ag­nós­ti­co pre­co­ce.

Va­ri­co­ce­le: Tra­ta-se da di­la­ta­ção nas vei­as dos tes­tí­cu­los que po­de re­sul­tar em in­fer­ti­li­da­de pa­ra 20% dos atin­gi­dos pe­la do­en­ça. As su­as cau­sas são ge­né­ti­cas e po­dem ser re­sol­vi­das por meio de uma mi­cro­ci­rur­gia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.