De­fe­sa Ci­vil lan­ça pla­no de emer­gên­cia pa­ra aten­di­men­to às ví­ti­mas

Metro Brazil (Rio) - - FOCO - BAND

Ela­bo­ra­do com a par­ti­ci­pa­ção de 184 es­pe­ci­a­lis­tas de en­ti­da­des pú­bli­cas e pri­va­das, o Pla­no de Emer­gên­cia Ve­rão 2019 foi lan­ça­do, on­tem, pe­la De­fe­sa Ci­vil do Rio.

O ob­je­ti­vo é evi­tar no­vas tra­gé­di­as co­mo a do mor­ro da Boa Es­pe­ran­ça, ocor­ri­da no dia 10 de no­vem­bro, que ter­mi­nou com 15 mo­ra­do­res mor­tos em Ni­te­rói, na re­gião me­tro­po­li­ta­na. Ou­tros fo­cos de pre­o­cu­pa­ção são as ocu­pa­ções ir­re­gu­la­res na Re­gião Ser­ra­na e na Cos­ta Ver­de.

O Pla­no Ve­rão vai até o dia 31 de mar­ço, pe­río­do em que há au­men­to da umi­da­de e das pan­ca­das de chu­vas. E a prin­ci­pal apos­ta pa­ra pre­ven­ção das tra­gé­di­as é o ser­vi­ço de in­for­mes por SMS, via ce­lu­lar.

Pa­ra se ca­das­trar, o mo- ra­dor en­via uma men­sa­gem com o nú­me­ro do CEP pa­ra 40199. Ele re­ce­be­rá in­for­ma­ções me­te­o­ro­ló­gi­cas e aler­tas, co­mo a ori­en­ta­ção pa­ra sair de ca­sa. Já es­tão ca­das­tra­das 883 mil pes­so­as, pú­bli­co que a De­fe­sa Ci­vil pre­ten­de ex­pan­dir até o iní­cio do ve­rão.

Ope­ra­ção Ve­rão

O Cor­po de Bom­bei­ros deu iní­cio à Ope­ra­ção Ve­rão, com 1,3 mil mi­li­ta­res – re­for­ço de 50% do efe­ti­vo –, in­ten­si­fi­can­do a se­gu­ran­ça dos ba­nhis­tas.

Pa­ra a ope­ra­ção, os mi­li­ta­res con­tam com o apoio de bo­tes e he­li­cóp­te­ros, além de dro­nes, pa­ra aju­dar a iden­ti­fi­car ba­nhis­tas em ris­co. Só no úl­ti­mo fim de se­ma­na, fo­ram re­gis­tra­dos 52 sal­va­men­tos em to­do o es­ta­do.

| REPRODUÇÃO/BAND

Ope­ra­ção Ve­rão, do Cor­po de Bom­bei­ros, con­ta com bo­tes e dro­nes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.