Trans­plan­te iné­di­to de úte­ro é re­co­nhe­ci­do

Metro Brazil (Rio) - - BRASIL -

Uma das prin­ci­pais re­vis­tas ci­en­tí­fi­cas mé­di­cas do mun­do, a “The Lan­cet”, ofi­ci­a­li­zou ago­ra fei­to iné­di­to na me­di­ci­na mun­di­al, ocor­ri­do no Hos­pi­tal das Clí­ni­cas da USP (Uni­ver­si­da­de de São Pau­lo) e pres­tes a com­ple­tar um ano. Em 15 de de­zem­bro de 2017, equi­pe de mé­di­cos do com­ple­xo hos­pi­ta­lar re­a­li­zou trans­plan­te no qual uma mu­lher que re­ce­beu um úte­ro de uma do­a­do­ra já fa­le­ci­da deu à luz um be­bê sau­dá­vel.

Se­gun­do o le­van­ta­men­to fei­to pe­los pro­fis­si­o­nais bra­si­lei­ros pa­ra a pu­bli­ca­ção no pe­rió­di­co, das 11 ope­ra­ções fei­tas em di­ver­sos paí­ses, com úte­ros de do­a­do­ras fa­le­ci­das, só hou­ve êxi­to no trans­plan­te re­a­li­za­do no Bra­sil.

A re­cep­to­ra ti­nha 32 anos e nas­ceu sem úte­ro, de­vi­do à sín­dro­me de Mayer-Ro­ki­tansky-Küs­ter-Hau­ser. O ór­gão trans­plan­ta­do era de uma mu­lher de 45 anos, mor­ta por um AVC. O trans­plan­te de úte­ro é uma ci­rur­gia no­va e ain­da mui­to ra­ra. A téc­ni­ca co­me­çou a ser tes­ta­da em hu­ma­nos so­men­te em 2012.

O pro­ce­di­men­to, que du­rou 10h30, en­vol­veu a li­ga­ção de vei­as do úte­ro da do­a­do­ra a vei­as da re­cep­to­ra, além de ar­té­ri­as, li­ga­men­tos e ca­nais va­gi­nais. De­pois, foi ini­ci­a­do tra­ta­men­to imu­nos­su­pres­sor pa­ra evi­tar a re­jei­ção do úte­ro. O be­bê, uma me­ni­na, nas­ceu de par­to ce­sa­ri­a­no e pe­san­do 2,5 qui­los.

| DI­VUL­GA­ÇÃO/HCFMUSP

Equi­pe mé­di­ca com a be­bê no ano pas­sa­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.