Pas­ta de Di­rei­tos Hu­ma­nos fi­ca com ad­vo­ga­da evan­gé­li­ca

As­ses­so­ra do se­na­dor Mag­no Mal­ta, Damares Alves cui­da­rá de mi­nis­té­rio que ain­da in­clui as­sun­tos re­la­ti­vos à mu­lher e à fa­mí­lia, além da Fu­nai

Metro Brazil (Rio) - - PRIMEIRA PÁGINA -

A ad­vo­ga­da e pas­to­ra evan­gé­li­ca Damares Alves se­rá a no­va mi­nis­tra do Mi­nis­té­rio da Mu­lher, da Fa­mí­lia e dos Di­rei­tos Hu­ma­nos, con­for­me anun­ci­ou, on­tem, o fu­tu­ro mi­nis­tro-che­fe da Ca­sa Ci­vil, Onyx Lo­ren­zo­ni.

A pas­ta tam­bém fi­ca­rá res­pon­sá­vel pe­la Fu­nai (Fun­da­ção Na­ci­o­nal do Ín­dio), al­vo de dor de ca­be­ça, nas úl­ti­mas se­ma­nas, pa­ra o pre­si­den­te elei­to Jair Bol­so­na­ro (PSL).

A fu­tu­ra mi­nis­tra tem no cur­rí­cu­lo uma sé­rie de de­cla­ra­ções ti­das co­mo po­lê­mi­cas (ve­ja ao la­do).

Damares é, des­de 2015, as­ses­so­ra do se­na­dor Mag­no Mal­ta (PR-ES) – que che­gou a ser co­ta­do pa­ra o car­go de mi­nis­tro – e mãe de uma me­ni­na in­dí­ge­na. Em 1999, le­van­tou, jun­to ao Con­gres­so, a ques­tão do in­fan­ti­cí­dio nas al­dei­as. “Mi­nha his­tó­ria de lu­ta a fa­vor dos po­vos in­dí­ge­nas me qua­li­fi­ca pa­ra es­tar cui­dan­do da Fu­nai”, ex­pli­cou.

Qu­es­ti­o­na­da so­bre Bol­so­na­ro ter di­to, em no­vem­bro, que não de­mar­ca­ria mais ter­ras in­dí­ge­nas, Damares afir­mou que tam­bém ques­ti­o­na al­gu­mas das áre­as exis­ten­tes, mas sa­li­en­tou que é pre­ci­so di­a­lo­gar.

Pro­ta­go­nis­mo

De acor­do com a pró­xi­ma mi­nis­tra, as mu­lhe­res “anô­ni­mas e in­vi­sí­veis” te­rão prio- ri­da­de den­tro da pas­ta, co­mo as pes­ca­do­ras, ci­ga­nas, ri­bei­ri­nhas, que­bra­do­ras de co­co e ca­ta­do­ras de si­ri.

Sob o guar­da-chu­va do mi­nis­té­rio tam­bém fi­ca­rá a Se­cre­ta­ria da In­fân­cia. O ob­je­ti­vo, se­gun­do Damares, é cui­dar da cri­an­ça co­mo um to­do e de for­ma in­te­gra­da com to­das as de­mais pas­tas.

No dis­cur­so, ela sa­li­en­tou, ain­da, que ho­mens e mu­lhe­res que de­sem­pe­nha­rem a mes­ma fun­ção de­ve­rão re­ce­ber o mes­mo sa­lá­rio.

Além dis­so, tra­tou, bre­ve­men­te, da ques­tão LGBT. “Te­nho en­ten­di­do que dá pra gen­te ter um go­ver­no de paz en­tre o mo­vi­men­to con­ser­va­dor e o LGBT”, apon­tou.

Damares foi a 21ª mi­nis­tra anun­ci­a­da pe­lo fu­tu­ro go­ver­no. Fal­ta ain­da a in­di­ca­ção do novo mi­nis­tro do Meio Am­bi­en­te. O de­se­nho fi­nal da no­va Es­pla­na­da foi apre­sen­ta­do on­tem pe­la equi­pe de tran­si­ção, mas ain­da pas­sa­rá por ajus­tes.

| VALTER CAMPANATO/ABR

Damares as­su­mi­rá car­go que se­ria do atu­al che­fe, Mag­no Mal­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.