MPF de­nun­cia Dil­ma, Man­te­ga e mais qua­tro por pe­da­la­das

Metro Brazil (Rio) - - BRASIL -

O MPF ( Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral) no Dis­tri­to Fe­de­ral in­gres­sou on­tem na Jus­ti­ça Fe­de­ral com uma ação ci­vil pú­bli­ca por im­pro­bi­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va con­tra a ex-pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff (PT), o ex-mi­nis­tro da Fa­zen­da Gui­do Man­te­ga, além de ou­tros qua­tro no­mes da an­ti­ga equi­pe econô­mi­ca por ma­qui­a­rem as con­tas pú­bli­cas en­tre 2011 e 2014, no ca­so que fi­cou co­nhe­ci­do co­mo pe­da­la­das fis­cais.

O epi­só­dio foi o que mo­ti­vou le­gal­men­te o im­pe­a­ch­ment da en­tão pre­si­den­te em 2016.

Pa­ra o MPF, eles, Ar­no Hu­go Au­gus­tin Fi­lho, Mar­cus Pe­rei­ra Au­cé­lio, Lu­ci­a­no Gal­vão Cou­ti­nho e Al­de­mir Ben­di­ne usa­ram su­as po­si­ções po­lí­ti­cas pa­ra fal­si­fi­car as con­tas. Co­mo pu­ni­ção, o MPF pe­de a per­da da fun­ção pú­bli­ca dos que ain­da ocu­pam car­gos go­ver­na­men­tais; sus­pen­são dos di­rei­tos po­lí­ti­cos de três a cin­co anos; e o pa­ga­men­to de mul­ta de até 100 ve­zes o va­lor do sa­lá­rio que eles re­ce­bi­am.

“O ca­so tal­vez re­pre­sen­te o pas­so fi­nal na in­fe­liz trans­for­ma­ção do de­no­mi­na­do ‘jei­ti­nho bra­si­lei­ro’ em ‘cri­a­ti­vi­da­de ma­qui­a­vé­li­ca’”, des­ta­ca o pro­cu­ra­dor da Re­pú­bli­ca Ivan Clau­dio Gar­cia Marx, au­tor da ação.

| MÁRIO DE FINA/FOLHAPRESS

Dil­ma so­freu im­pe­a­ch­ment em 2016

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.