Apps te­rão que avi­sar so­bre áre­as de ris­co

Lei mu­ni­ci­pal en­tra em vi­gor em 90 di­as e va­le pa­ra Wa­ze e si­mi­la­res

Metro Brazil (Rio) - - PRIMEIRA PÁGINA - BAND

Os mo­to­ris­tas aprovaram a lei, san­ci­o­na­da pe­lo pre­fei­to Mar­ce­lo Cri­vel­la (PRB), que exi­ge que apli­ca­ti­vos co­mo Wa­ze e Go­o­gle Maps aler­tem usuá­ri­os em ca­so de pro­xi­mi­da­de de áre­as de ris­co. A me­di­da en­tra em vi­gor em 90 di­as.

Se­gun­do a no­va lei, os aler­tas de­vem ter co­mo ba­se in­for­ma­ções da Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça. A de­ter­mi­na­ção tam­bém pre­vê a di­vul­ga­ção de re­giões que so­fram com con­fli­tos ar­ma­dos e in­cur­sões po­li­ci­ais per­ma­nen­tes.

Um dos cri­a­do­res do app OTT (On­de Tem Tiroteio), Mar­cos Vi­ní­cius Bap­tis­ta diz que já foi pro­cu­ra­do por uma das em­pre­sas que for­ne­cem o ser­vi­ço de GPS em bus­ca de par­ce­ria, mas na­da se con­cre­ti­zou: “Nem sem­pre o ca­mi­nho mais cur­to é o me­lhor. Se sa­be­mos que na­que­le ali há in­ci­dên­cia de ar­ras­tão, é ób­vio que vo­cê irá por ou­tro.”

Pa­ra o ser­vi­dor pú­bli­co Ri­car­do Li­ma, a no­va lei vai fa­ci­li­tar a vi­da do mo­to­ris­ta. “Prin­ci­pal­men­te os não re­si­den­tes no Rio”, acre­di­ta.

Não são ra­ros os ca­sos de pes­so­as ba­le­a­das após en­trar, por en­ga­no, em co­mu­ni­da­des do­mi­na­das pe­lo cri­me or­ga­ni­za­do. Na úl­ti­ma ter­ça-fei­ra, dois PMs fo­ram al­ve­ja­dos ao aces­sar uma das en­tra­das da fa­ve­la Jar­dim No­vo, em Re­a­len­go, na zo­na oes­te, por in­di­ca­ção do GPS.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.