Go­ver­no es­tu­da de­so­ne­ra­ção da fo­lha e des­car­ta CPMF, diz se­cre­tá­rio da Re­cei­ta

Metro Brazil (Rio) - - ECONOMIA -

O se­cre­tá­rio es­pe­ci­al da Re­cei­ta Fe­de­ral, Mar­cos Cin­tra, afir­mou que a de­so­ne­ra­ção da fo­lha de pa­ga­men­to é um dos pri­mei­ros itens na pau­ta do go­ver­no e des­car­tou o au­men­to de im­pos­tos.

Se­gun­do Cin­tra, a de­so­ne­ra­ção da fo­lha de sa­lá­ri­os pro­mo­vi­da du­ran­te o go­ver­no Dil­ma Rous­seff acon­te­ceu por de­man­das es­pe­cí­fi­cas, a par­tir de ne­go­ci­a­ções mui­to se­to­ri­ais. “O que nós es­ta­mos tra­ba­lhan­do é na de­so­ne­ra­ção da fo­lha de ma­nei­ra uni­ver­sal, sis­tê­mi­ca”, afir­mou ele, ex­pli­can­do que es­tão sen­do fei­tas si­mu­la­ções so­bre os im­pac­tos dis­so na eco­no­mia.

Cin­tra dis­se que a re­for­mu­la­ção do Im­pos­to de Ren­da es­tá na pau­ta do go­ver­no, mas que a pri­o­ri­da­de ime­di­a­ta é a re­for­ma pre­vi­den­ciá­ria. “Acho que te­mos que de­so­ne­rar a fo­lha de sa­lá­ri­os co­mo um to­do. E is­so im­pli­ca que não só con­tri­bui­ções pre­vi­den­ciá­ri­as, mas até mes­mo ques­tões de Im­pos­to de Ren­da in­ci­den­te so­bre fo­lha de sa­lá­ri­os, in­ci­den­te so­bre ren­di­men­tos do tra­ba­lho, po­de­rão ser ob­je­tos des­ses es­tu­dos”, afir­mou.

O se­cre­tá­rio tam­bém des­car­tou a im­ple­men­ta­ção de uma no­va CPMF pa­ra com­pen­sar a ar­re­ca­da­ção com a de­so­ne­ra­ção. “Há uma ga­ma de al­ter­na­ti­vas que pre­ci­sam ser com­pa­ra­das, o que vo­cê per­de re­du­zin­do uma in­ci­dên­cia di­re­ta so­bre fo­lha e que ti­po de tri­bu­to ou­tro po­de­rá subs­ti­tuir es­sa mes­ma ar­re­ca­da­ção”, dis­se.

| WIL­SON DI­AS/AGÊN­CIA BRA­SIL

Cin­tra afir­ma que re­for­mu­la­ção do IR es­tá pau­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.