Ti­re as su­as dú­vi­das so­bre as no­vas re­gras do De­tran

Metro Brazil (Rio) - - { FOCO} -

A par­tir des­te ano, os car­ros de pas­seio no es­ta­do do Rio não vão mais pre­ci­sar pas­sar por vis­to­ri­as pe­rió­di­cas. O pro­ces­so pa­ra man­ter os veí­cu­los re­gu­la­ri­za­dos, con­tu­do, vai con­ti­nu­ar pe­san­do no bol­so dos mo­to­ris­tas flu­mi­nen­ses: pa­ra agen­dar o li­cen­ci­a­men­to, se­rá ne­ces­sá­rio pa­gar uma ta­xa de R$ 202,55.

“A ta­xa con­ti­nua por­que foi uma de­ter­mi­na­ção le­gal, [a Jus­ti­ça] in­di­cou que fos­sem co­bra­dos es­ses va­lo­res no li­cen­ci­a­men­to anu­al”, ex­pli­ca Luiz Carlos das Ne­ves, pre­si­den­te do De­tran-RJ (De­par­ta­men­to de Trân­si­to do Es­ta­do do Rio de Ja­nei­ro) .

A no­va re­gra foi apro­va­da na Alerj (As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va do Rio de Ja­nei­ro) e san­ci­o­na­da, no ano pas­sa­do, pe- lo go­ver­na­dor em exer­cí­cio Fran­cis­co Dor­nel­les (PP). No dia 1o, o Pa­lá­cio Gu­a­na­ba­ra bai­xou o de­cre­to 46.549, que re­gu­la­men­ta as no­vas ori­en­ta­ções, já em vi­gor.

As­sim, a ins­pe­ção se­rá exi­gi­da ape­nas pa­ra os au­to­mó- veis sub­me­ti­dos a trans­fe­rên­cia de mu­ni­cí­pio, es­ta­do ou pro­pri­e­da­de. Veí­cu­los pa­ra trans­por­te co­le­ti­vo — co­mo ôni­bus, mi­cro-ôni­bus e vans —, de car­ga, de pas­sa­gei­ros e es­pe­ci­a­li­za­dos no aten­di­men­to es­co­lar ain­da pre­ci­sam pas-

sar pe­lo pro­ces­so de vis­to­ria.

O pa­ga­men­to do DPVAT (Da­nos Pes­so­ais Cau­sa­dos por Veí­cu­los Au­to­mo­to­res de Vi­as Ter­res­tres) tam­bém con­ti­nua a ser exi­gi­do. A no­va re­gra es­ta­be­le­ce ain­da que, ao efe­ti­var o ser­vi­ço, os mo­to­ris­tas au­to­ma­ti­ca­men­te re­co­nhe­cem que seus veí­cu­los es­tão em per­fei­tas con­di­ções de con­ser­va­ção, pron­tos a cir­cu­lar por vi­as pú­bli­cas.

| BAND/RE­PRO­DU­ÇÃO

De­tran afir­ma que vai in­ten­si­fi­car as fis­ca­li­za­ções nas ru­as do Rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.