Con­go de­ve­ria re­con­tar vo­tos, diz SADC

Metro Brazil (Rio) - - { MUNDO} -

A Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go de­ve­ria re­con­tar os vo­tos de sua con­tes­ta­da elei­ção pre­si­den­ci­al, em que o se­gun­do co­lo­ca­do afir­ma ter si­do frau­du­len­ta, dis­se on­tem a SADC (Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to Sul-Afri­ca­na).

A vo­ta­ção do úl­ti­mo dia 30 de de­zem­bro de­ve­ria mar­car a pri­mei­ra trans­fe- rên­cia de­mo­crá­ti­ca de po­der in­con­tes­ta­da em 59 anos de in­de­pen­dên­cia in­qui­e­ta e o co­me­ço de uma no­va era após 18 anos de um man­da­to caó­ti­co do pre- si­den­te Jo­seph Ka­bi­la.

O per­de­dor das elei­ções, Mar­tin Fayu­lu, no en­tan­to, afir­ma que ele te­ve uma vi­tó­ria es­ma­ga­do­ra e que o ven­ce­dor ofi­ci­al, lí­der da opo­si­ção, Fe­lix Tshi­se­ke­di, fez um acor­do com Ka­bi­la pa­ra ser de­cla­ra­do vi­to­ri­o­so. Tshi­se­ke­di e Ka­bi­la ne­gam.

Uma vi­o­lên­cia iso­la­da na pós-elei­ção pe­lo país, ri­co em mi­ne­rais, de 80 mi­lhões de pes­so­as, dei­xou mui­tos te­men­do uma vol­ta a um ti­po de agi­ta­ção de guer­ra ci­vil que ma­tou mi­lhões des­de 1990.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.