A de­si­vo re­for­ça di­rei­to a des­cer fo­ra do pon­to

Pa­ra mu­lhe­res e idosos à noi­te. Até o final do mês, todos os ôni­bus de­ve­rão ter o in­di­ca­ti­vo co­lo­ca­do so­bre as por­tas

Metro Brazil (Sao Paulo) - - Foco -

É lei: mu­lhe­res e idosos que es­ti­ve­rem em ôni­bus municipais das 22h às 5h do dia se­guin­te po­dem pe­dir pa­ra des­cer fo­ra do pon­to, mais pró­xi­mo de seu des­ti­no, des­de que não es­te­jam em cor­re­do­res ex­clu­si­vos, pon­tes, vi­a­du­tos ou tú­neis.

Ape­sar de já es­tar va­len­do há qua­se dois anos –a lei foi re­gu­la­men­ta­da em outubro de 2016–, nem todos a co­nhe­cem ou con­se­guem va­ler o seu di­rei­to. Por is­so, até o final des­te mês, as em­pre­sas de ôni­bus te­rão de co­lar ade­si­vo so­bre as por­tas dos co­le­ti­vos in­for­man­do so­bre a lei.

Pa­ra a ma­ni­cu­re Si­mo­ne Oli­vei­ra, 33 anos, a no­vi­da­de po­de ajudar a quem, co­mo ela, já ten­tou usar o be­ne­fí­cio da lei mas não con­se­guiu. “Na úl­ti­ma quin­ta-fei­ra, eu e mi­nha mãe pe­di­mos pa­ra des­cer fo­ra do pon­to à noi­te e o mo­to­ris­ta fa­lou que não era per­mi­ti­do. Com es­se ade­si­vo a gen­te po­de ar­gu­men­tar nu­ma situação des­sas”, con­ta Si­mo­ne.

Os ade­si­vos tra­zem o tex­to “mu­lhe­res e idosos po­dem op­tar pe­lo lo­cal mais se­gu­ro e aces­sí­vel pa­ra de­sem­bar­car en­tre as 22h e 5h ex­ce­to em cor­re­do­res ex­clu­si­vos” acom­pa­nha­do das fi­gu­ras que re­pre­sen­tam es­ses pas­sa­gei­ros.

Um fa­tor im­por­tan­te a des­ta­car: o de­sem­bar­que de­ve­rá ser fei­to sem­pre em lo­cal apro­pri­a­do, que apre­sen­te se­gu­ran­ça, te­nha con­di­ções de pa­ra­da do veí­cu­lo, além de es­tar no tra­je­to re­gu­lar da li­nha. E o acom­pa­nhan­te da mu­lher ou do ido­so po­de de­sem­bar­car junto fo­ra do pon­to. ME­TRO

| ANDRÉ POR­TO/ME­TRO

Ade­si­vo in­di­ca di­rei­to a des­cer fo­ra do pon­to à noi­te

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.