In­ter­mu­ni­ci­pal é sis­te­ma pi­or, mos­tra ava­li­a­ção

Metro Brazil (Sao Paulo) - - Foco -

Ôni­bus. Pes­qui­sa do Idec foi fei­ta com usuá­ri­os. Faltam cor­re­do­res me­tro­po­li­ta­nos, diz pes­qui­sa­dor. Se­cre­ta­ria não res­pon­deu

Ava­li­a­ção fei­ta por usuá­ri­os por meio de um apli­ca­ti­vo de­sen­vol­vi­do pe­lo Idec (Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de De­fe­sa do Con­su­mi­dor) mos­trou que o sis­te­ma de ôni­bus in­ter­mu­ni­ci­pal da Gran­de São Pau­lo é pi­or do que o mu­ni­ci­pal da ca­pi­tal.

Pe­lo app Mo­veCi­da­de, os pas­sa­gei­ros ava­li­am, com no­tas de 0 a 10, que­si­tos co­mo lim­pe­za, flui­dez, se­gu­ran­ça dos veí­cu­los e lo­ta­ção. Em to­dos eles, a re­de que ser­ve as ci­da­des vi­zi­nhas e as li­ga à ca­pi­tal foi mais mal avaliada do que o sis­te­ma da ci­da­de de São Pau­lo.

A pi­or no­ta dos ôni­bus in­ter­mu­ni­ci­pais foi pa­ra lo­ta­ção: 3,86. Na re­de mu­ni­ci­pal, o que­si­to te­ve 5,48.

“O ser­vi­ço in­ter­mu­ni­ci­pal tem con­tra­tos an­ti­gos e sis­te­mas mais de­gra­da­dos, além de ôni­bus mais an­ti­gos”, avalia Ra­fa­el Ca­la­bria, pes­qui­sa­dor de mobilidade do Idec. Pa­ra Ca­la­bria, um dos prin­ci­pais pon­tos é a fal­ta de cor­re­do­res, que da­ri­am mai­or ve­lo­ci­da­de aos co­le­ti­vos –a Gran­de São Pau­lo tem ape­nas dois. “Na Raposo Tavares, há um mo­vi­men­to pe­din­do uma fai­xa ex­clu­si­va há bas­tan­te tem­po, mas ele não ca­mi­nha.”

Con­ta­ta­da por e-mail, a Se­cre­ta­ria de Trans­por­tes Me­tro­po­li­ta­nos, res­pon­sá­vel pe­lo ser­vi­ço pe­la EMTU (Em­pre­sa Me­tro­po­li­ta­na de Trans­por­tes Ur­ba­nos), não res­pon­deu até o fe­cha­men­to des­ta edi­ção. ME­TRO

| AN­DRÉ POR­TO/ME­TRO

Ar­te foi fei­ta pe­lo mu­ra­lis­ta Edu­ar­do Ko­bra e es­pa­ço se­rá rei­nau­gu­ra­do com festival ama­nhã

F O N T E : IDE C

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.