Enem: 6 te­mas de ma­te­má­ti­ca

Te­mi­da por es­tu­dan­tes, a ma­te­má­ti­ca te­rá sua pro­va no Enem no pró­xi­mo do­min­go. Pa­ra aju­dar os can­di­da­tos, o you­tu­ber Pro­fes­sor Fer­ret­to se­pa­rou seis te­mas que sem­pre ca­em no exa­me pa­ra vo­cê fo­car mais. Ve­ja as di­cas e, se qui­ser, as au­las de re­vi­são de­le

Metro Brazil (Sao Paulo) - - FOCO -

Ma­te­má­ti­ca bá­si­ca

Aque­la que se apren­de no fun­da­men­tal – as qua­tro ope­ra­ções, por­cen­ta­gem, ra­zão e pro­por­ção, equa­ções e 1º e 2º graus. “As con­tas com de­ci­mais em ge­ral são co­bra­das, se o alu­no faz na mão no es­tu­do ga­nha ve­lo­ci­da­de na ho­ra da pro­va”, re­co­men­da Fer­ret­to. Se­gun­do ele, em ge­ral a por­cen­ta­gem cai em pro­ble­mas en­vol­ven­do ju­ros ou cál­cu­lo de áre­as.

Fun­ções

Se­gun­do Fer­ret­to, o Enem sem­pre traz mais de uma ques­tão de fun­ção, de pri­mei­ro grau, qua­drá­ti­ca e a ex­po­nen­ci­al, que re­quer cál­cu­lo de lo­ga­rit­mo. “Em ge­ral elas es­tão em qu­es­tões con­tex­tu­a­li­za­das”, afir­mou.

Ge­o­me­tria pla­na

A ge­o­me­tria pla­na apa­re­ce em ge­ral em qu­es­tões que pe­dem cál­cu­lo de áre­as e pe­rí­me­tros. “Nor­mal­men­te são co­bra­das as fi­gu­ras mais co­muns, co­mo re­tân­gu­lo, tri­ân­gu­lo, tra­pé­zio e cír­cu­lo”, ava­lia Fer­ret­to. Se­gun­do ele, al­gu­mas ve­zes o he­xá­go­no apa­re­ce tam­bém.

Ge­o­me­tria es­pa­ci­al

Nes­se que­si­to o fo­co de­ve ser no cál­cu­lo de vo­lu­mes. “É im­por­tan­te sa­ber as fór­mu­la dos prin­ci­pais só­li­dos, que são pris­mas, ci­lin­dros, co­nes e es­fe­ra”, dis­se o pro­fes­sor.

Aná­li­se com­bi­na­tó­ria e pro­ba­bi­li­da­de

“Es­se é o tó­pi­co que mais dei­xa os alu­nos ar­re­pi­a­dos e as qu­es­tões têm ín­di­ce de acer­to bai­xo”, diz Fer­ret­to. Se­gun­do ele, o fo­co de­ve ser em com­bi­na­ções, prin­cí­pi­os fun­da­men­tais de con­ta­gem (PFC) e pro­ba­bi­li­da­de.

Es­ta­tís­ti­ca

Aná­li­se de grá­fi­cos ta­be­las é um dos itens mais co­bra­dos nes­se tó­pi­co. “Olhar um grá­fi­co de bar­ra e ana­li­sar qu­al item tem mai­or frequên­cia, mai­or nú­me­ro de apa­ri­ções”, afir­mou Fer­ret­to. Ele re­co­men­da ain­da es­tu­dar mé­dia, mo­da e me­di­a­na, dis­per­são, va­ri­an­ça e des­vio pa­drão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.