“Per­ce­bi que não es­ta­va só”, diz pro­fes­sor pre­mi­a­do

Metro Brazil (Sao Paulo) - - EDUCAÇÃO -

A pos­si­bi­li­da­de de tro­car idei­as é a gran­de vir­tu­de do pro­je­to Co­nec­tan­do Sa­be­res, afir­ma o pro­fes­sor Jay­se Fer­rei­ra, que des­de 2016 in­te­gra a re­de. “Per­ce­bi que não es­ta­va só”. Ele an­tes sen­tia-se iso­la­do num ti­po de so­li­dão pe­da­gó­gi­ca. “Acha­va que nin­guém mais es­ta­va a fim de ino­var, is­so dá tra­ba­lho, tem que sair do qua­dra­do”. Na re­de ele des­co­briu tra­ba­lhos in­crí­veis sen­do re­a­li­za­dos. “Foi trans­for­ma­dor”, co­men­ta ele. O tra­ba­lho do pro­fes­sor ho­je é re­pli­ca­do em vá­ri­as re­giões do país. A pro­pos­ta do Har­ry Pot­ter nor­des­ti­no, por exem­plo, veio pa­ra di­na­mi­zar as au­las de ar­tes. Mas foi além. “Gos­to de tra­ba­lhar con­teú­dos de for­ma que o alu­no te­nha mais pro­ta­go­nis­mo”.

Ou­tro im­pul­so veio da re­cla­ma­ção dos es­tu­dan­tes so­bre os as­sun­tos tra­ta­dos nas au­las, dis­tan­tes da re­a­li­da­de de­les. Co­mo o te­ma do tra­ba­lho era ci­ne­ma, alu­nos op­ta­ram tra­ba­lhar com o per­so­na­gem Har­ry Pot­ter. “A sa­ga ti­nha aca­ba­do há pou­co tem­po, en­tão mi­nha pro­pos­ta foi cri­ar no­vos fi­nais, uti­li­zan­do con­tex­tos lo­cais, até a es­co­la vi­rou ce­ná­rio de uma das his­tó­ri­as que eles bo­la­ram.”

A eta­pa fi­nal do tra­ba­lho foi gra­var um cur­ta-me­tra­gem con­tan­do a úl­ti­ma sa­ga de Har­ry Pot­ter no nor­des­te bra­si­lei­ro. O fil­me foi re­a­li­za­do com pou­cos re­cur­sos, câ­me­ras em­pres­ta­das, fi­gu­ri­nos do­a­dos por lo­jas e mui­to im­pro­vi­so. O con­teú­do, sem ne­nhu­ma pre­ten­são, foi pa­ra o YouTube, mas aca­bou pu­bli­ca­do tam­bém na pá­gi­na ofi­ci­al do per­so­na­gem. “Uma se­ma­na de­pois, o ví­deo já ti­nha mais de 20 mil vi­su­a­li­za­ções”, co­me­mo­ra o edu­ca­dor. E va­le lem­brar que tu­do is­so em uma ci­da­de on­de não exis­tem sa­las de ci­ne­ma.

E o Har­ry Pot­ter nor­des­ti­no foi só o pri­mei­ro fil­me. Te­ve ou­tro so­bre o ga­me Mi­ne­craft e mais um so­bre pro­ble­mas da re­gião. A tri­lo­gia le­vou em 2017 o Prê­mio Pro­fes­so­res do Bra­sil na ca­te­go­ria me­lhor pro­je­to do en­si­no mé­dio no uso das TICs (Tec­no­lo­gi­as da In­for­ma­ção e Co­mu­ni­ca­ção).

“Os alu­nos es­tão no cen­tro da re­de Co­nec­tan­do Sa­be­res”, co­men­ta La­ra Al­ca­di­pa­ni, ge­ren­te da Fun­da­ção Le­mann. “O Bra­sil é imen­so e di­ver­so: a plu­ra­li­da­de de olha­res na abor­da­gem so­bre de­sa­fi­os pa­re­ci­dos en­ri­que­ce a cons­tru­ção de ca­mi­nhos e so­lu­ções pa­ra es­ses de­sa­fi­os.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.