Pa­loc­ci: Lu­la aju­dou mon­ta­do­ra por pro­pi­na

Ex-mi­nis­tro afir­mou que ex-pre­si­den­te acer­tou os re­pas­ses pa­ra seu fi­lho, Luís Cláu­dio

Metro Brazil (Sao Paulo) - - PRIMEIRA PÁGINA -

O ex-mi­nis­tro da Fa­zen­da Antô­nio Pa­loc­ci afir­mou, on­tem, du­ran­te de­poi­men­to à Jus­ti­ça Fe­de­ral, que o ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va acor­dou pa­ga­men­to de pro­pi­na pa­ra seu fi­lho Luís Cláu­dio Lu­la da Sil­va, em tro­ca da edi­ção de MPs (me­di­das pro­vi­só­ri­as) que fa­vo­re­cia em­pre­sas do se­tor au­to­mo­ti­vo das re­giões Nor­te, Nor­des­te e Cen­tro-Oes­te.

Du­ran­te o tes­te­mu­nho de qua­se du­as ho­ras, Pa­loc­ci de­cla­rou que re­ce­beu o fi­lho do ex-pre­si­den­te em seu es­cri­tó­rio en­tre o fim de 2013 e o iní­cio de 2014. O pe­di­do de Luís Cláu­dio era de que o ex-mi­nis­tro li­be­ras­se a quan­tia de R$ 2 mi­lhões a R$ 3 mi­lhões pa­ra o fi­nan­ci­a­men­to de um pro­je­to es­por­ti­vo.

Ain­da em seu de­poi­men­to, Pa­loc­ci dis­se que se reu­niu com o ex-pre­si­den­te no Ins­ti­tu­to Lu­la em 2014 pa­ra dis­cu­tir so­bre o as­sun­to. “Pro­cu­rei o ex-pre­si­den­te Lu­la pa­ra re­la­tar que ele [Luís Cláu­dio] ha­via me pro­cu­ra­do pa­ra ob­ter re­cur­sos. E o pre­si­den­te Lu­la me fa­lou: ‘Não pre­ci­sa se pre­o­cu­par que eu já ar­ru­mei es­ses re­cur­sos na re­no­va­ção dos be­ne­fí­ci­os pa­ra Ca­oa e pa­ra Mit­su­bishi’”, in­for­mou o ex-mi­nis­tro, ou­vi­do por vi­de­o­con­fe­rên­cia.

O lo­bis­ta Mau­ro Mar­con­des foi ci­ta­do por Pa­loc­ci co­mo in­ter­me­diá­rio dos pa­ga­men­tos en­tre as mon­ta­do­ras e o go­ver­no. “Sem­pre que al­guém pe­dia em no­me do ex-pre­si­den­te, eu o con­sul­ta­va. Aí que o pre­si­den­te Lu­la me fa­lou: ‘Não pre­ci­sa aten­der o Luís Cláu­dio, por­que eu já re­sol­vi es­se pro­ble­ma com o Mau­ro Mar­con­des”, ex­pli­cou.

O ou­tro la­do

De acor­do com no­ta apre­sen­ta­da pe­la de­fe­sa de Lu­la, as afir­ma­ções de Pa­loc­ci são “men­ti­ro­sas” e sua isen­ção co­mo tes­te­mu­nha de­ve­ria ser qu­es­ti­o­na­da, uma vez que o ex-mi­nis­tro pre­ci­sa “man­ter as re­le­van­tes van­ta­gens que ob­te­ve em sua de­la­ção”.

Pa­loc­ci pres­tou de­poi­men­to co­mo tes­te­mu­nha de acu­sa­ção, in­ti­ma­da pe­lo MPF (Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral), na ação re­fe­ren­te à me­di­da pro­vi­só­ria de 2009, edi­ta­da por Lu­la, na qu­al van­ta­gens fis­cais con­ce­di­das a mon­ta­do­ras fo­ram pror­ro­ga­das. No pro­ces­so, o ex-pre­si­den­te foi de­nun­ci­a­do por cor­rup­ção pas­si­va.

Na ação, tam­bém são réus o ex-che­fe de ga­bi­ne­te do go­ver­no de Lu­la Gil­ber­to Car­va­lho, os em­pre­sá­ri­os Car­los Al­ber­to de Oli­vei­ra An­dra­de, do Gru­po Ca­oa, e Pau­lo Fer­raz Aran­tes, da MMC Au­to­mo­to­res.

Co­mér­cio de MPs

As me­di­das pro­vi­só­ri­as edi­ta­das, en­tre 2009 e 2013, du­ran­te os go­ver­nos dos ex-pre­si­den­tes Lu­la e Dil­ma Rous­seff (PT) são os prin­ci­pais al­vos da Ope­ra­ção Ze­lo­tes, de­fla­gra­da pe­lo MPF, em 2015. A ope­ra­ção in­ves­ti­ga, en­tre ou­tros pon­tos, a com­pra de MPs em tro­ca de pa­ga­men­to de pro­pi­na pa­ra fi­nan­ci­ar cam­pa­nhas do PT.

“Mas en­tão por­que ele me pro­cu­rou? Aí o ex­pre­si­den­te dis­se: por­que ele não sa­be que eu fiz is­so. Mas po­de es­que­cer que já re­sol­vi” ANTÔ­NIO PA­LOC­CI, EX-MI­NIS­TRO DA FA­ZEN­DA

| LU­LA MARQUES/FOLHAPRESS

Pa­loc­ci cum­pre pri­são do­mi­ci­li­ar em São Pau­lo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.