MISTÉRIO NA LI­BER­DA­DE

Es­ca­va­ção ao la­do da ca­pe­la de Nos­sa Se­nho­ra dos Afli­tos en­con­tra se­te os­sa­das que po­dem ser de es­cra­vos do sé­cu­lo 18

Metro Brazil (Sao Paulo) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Se­te es­que­le­tos fo­ram en­con­tra­dos por pes­qui­sa­do­res em um ter­re­no na la­te­ral da Ca­pe­la de Nos­sa Se­nho­ra dos Afli­tos, an­ti­go ce­mi­té­rio dos Afli­tos, no bair­ro da Li­ber­da­de (cen­tro). Ar­queó­lo­gos acre­di­tam que as os­sa­das são de es­cra­vos do sé­cu­lo 18, já que uma de­las foi acha­da com um co­lar com con­tas de vi­dro, o que su­ge­re li­ga­ção com re­li­gião de ori­gem afro.

Até o iní­cio des­te ano, o ter­re­no na rua Gal­vão Bu­e­no abri­ga­va pro­pri­e­da­de par­ti­cu­lar. Os pro­pri­e­tá­ri­os per­ce­be­ram que a es­tru­tu­ra do edi­fí­cio es­ta­va com­pro­me­ti­da e de­ci­di­ram der­ru­bar pa­ra a cons­tru­ção de em­pre­en­di­men­to co­mer­ci­al. O DPH (De- par­ta­men­to do Pa­trimô­nio His­tó­ri­co) de São Pau­lo, que tem a área ma­pe­a­da, en­trou em con­ta­to com os do­nos pa­ra avi­sar da im­por­tân­cia ar­que­o­ló­gi­ca do pe­rí­me­tro e so­li­ci­tou a es­ca­va­ção an­tes da con­ti­nui­da­de das obras.

O pro­ces­so, que co­me­çou em ou­tu­bro, de­ve du­rar mais uma se­ma­na. Após a fi­na­li­za­ção das es­ca­va­ções, os os­sos se­rão en­ca­mi­nha­dos pa­ra la­bo­ra­tó­rio de em­pre­sa con­tra­ta­da pa­ra a con­sul­to­ria ar­que­o­ló­gi­ca, e de­pois irão pa­ra o DPH. “Eles fi­ca­rão dis­po­ní­veis pa­ra no­vos es­tu­dos mas, fu­tu­ra­men­te, que­re­mos de­po­si­tá-los em um lo­cal que re­pre­sen­te me­lhor a cren­ça que es­ses in­di­ví­du­os ti­nham”, dis­se ao Metro Jor­nal a ar­queó­lo­ga do Iphan (Ins­ti­tu­to do Pa­trimô­nio His­tó­ri­co e Ar­tís­ti­co Na­ci­o­nal) Lei­la Ma­ria Fran­ça.

Os pes­qui­sa­do­res acre­di­tam que ha­ja ou­tros es­que­le­tos nes­ta área, mas que não é pos­sí­vel der­ru­bar ou­tros em­pre­en­di­men­tos pa­ra avan­çar com a pes­qui­sa.

AN­DRÉ POR­TO/METRO

Ar­queó­lo­go ana­li­sa crâ­nio que po­de ser de um es­cra­vo

Aci­ma, o ter­re­no com resquí­ci­os do an­ti­go ce­mi­té­rio e a ca­pe­la no fun­do. Ao la­do, de­ta­lhes dos os­sos e das con­tas de vi­dro. No pas­sa­do, bair­ro foi ocu­pa­do por es­cra­vos e ne­gros li­ber­tos

FO­TOS: AN­DRÉ POR­TO/METRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.