Ar­tis­tas re­pa­gi­nam es­pe­tá­cu­los da épo­ca da di­ta­du­ra mi­li­tar

Metro Brazil (Sao Paulo) - - CULTURA -

Acos­tu­ma­dos a se va­ler de su­as obras pa­ra apon­tar ten­dên­ci­as, ar­tis­tas es­tão bus­can­do ins­pi­ra­ção no pas­sa­do pa­ra fa­lar do Bra­sil de ho­je.

O ci­ne­as­ta gaú­cho Jor­ge Fur­ta­do, por exem­plo, en­fren­tou sua pri­mei­ra adaptação pa­ra le­var à te­lo­na a pe­ça “Ras­ga Coração”, úl­ti­mo tex­to de Odu­val­do Vi­an­na Fi­lho (1936-1974), o Vi­an­ni­nha.

En­quan­to o fil­me che­ga aos ci­ne­mas, o Te­a­tro Ofi­ci­na re­mon­ta até do­min­go, no Sesc Pom­peia, o mu­si­cal “Ro­da Vi­va” 50 anos após sua con­tur­ba­da es­treia, que te­ve ses­sões in­ter­rom­pi­das vi­o­len­ta­men­te e foi proi­bi­do pe­la cen­su­ra da di­ta­du­ra mi­li­tar por seu ca­rá­ter “sub­ver­si­vo”.

Am­bos os tex­tos im­pres­si­o­nam pe­la atu­a­li­da­de em re­la­ção ao atu­al mo­men­to so­ci­o­po­lí­ti­co do país.

“Ras­ga Coração” acom­pa­nha os de­sen­con­tros ide­o­ló­gi­cos de ho­mens de di­fe­ren­tes ge­ra­ções mos­tran­do as di­fi­cul­da­des de en­ten­di­men­to en­tre o pai (Mar­co Ric­ca) que lu­tou con­tra a di­ta­du­ra e seu fi­lho (Chay Su­e­de), um es­tu­dan­te que tem ou­tros ide­ais.

Fur­ta­do ex­pli­ca que o pro­je­to de adaptação nas­ceu após as ma­ni­fes­ta­ções de ju­nho de 2013, quan­do ele viu uma no­va ge­ra­ção pro­tes­tar con­tra um go­ver­no de es­quer­da.

“Fi­ze­mos al­gu­mas atu­a­li­za­ções de fa­las e de re­fe­rên­ci­as, mas as ce­nas são as mes­mas”, afir­ma o di­re­tor, que fi­cou fas­ci­na­do com o tex­to des­de quan­do as­sis­tiu à pri­mei­ra mon­ta­gem, em 1979.

Há em­ba­tes no­tá­veis no lon­ga, co­mo quan­do o fi­lho acu­sa o pai de ser con­ser­va­dor e que sua po­lí­ti­ca de fa­zer ali­an­ças não re­sol­ve nada, ou quan­do o pai re­pre­en­de o fi­lho por seu de­sin­te­res­se.

“O Vi­an­ni­nha con­se­gue con­tar uma his­tó­ria com oi­to per­so­na­gens em que to­dos têm ra­zão. Is­so é ge­ni­al. O apar­ta­men­to on­de se pas­sa a tra­ma é um mi­cro­cos­mo do país, ali es­tão reu­ni­das as pre­o­cu­pa­ções da clas­se mé­dia bra­si­lei­ra”, diz Fur­ta­do.

COM METRO POR­TO ALE­GRE

| FABIO REBELO/DIVULGAÇÃO

Chay Su­e­de e Mar­co Ric­ca em ce­na do fil­me ‘Ras­ga Coração’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.