SE­CRE­TO

Tour iné­di­to re­ve­la os bas­ti­do­res do The­a­tro Mu­ni­ci­pal de São P au­lo

Metro Brazil (Sao Paulo) - - PRIMEIRA PÁGINA -

A ar­qui­te­tu­ra ma­jes­to­sa do The­a­tro Mu­ni­ci­pal con­tras­ta com o Cen­tro bas­tan­te cas­ti­ga­do de São Pau­lo e, não ra­ro, po­de in­ti­mi­dar quem pas­sa por ali to­dos os di­as.

Até o dia 31, no en­tan­to, o es­pa­ço man­tém su­as por­tas aber­tas pa­ra um con­vi­te: que tal co­nhe­cer os bas­ti­do­res do lu­gar por on­de já pas­sa­ram no­mes co­mo Du­ke El­ling­ton e Isa­do­ra Dun­can?

Pa­ra apro­vei­tar o cli­ma de fé­ri­as, o Mu­ni­ci­pal tur­bi­nou sua pro­gra­ma­ção de vi­si­tas gui­a­das. Até o fim do mês, elas pas­sam a oco­rer di­a­ri­a­men­te, das 10h às 17h, em se­te gru­pos. A par­ti­ci­pa­ção é gra­tui­ta, mas é pre­ci­so se ins­cre­ver uma ho­ra an­tes do ho­rá­rio desejado.

O tour prin­ci­pal pas­seia pe­los es­pa­ços mais lu­xu­o­sos do edi­fí­cio pro­je­ta­do por Ra­mos de Aze­ve­do, co­mo o hall, a sa­la de es­pe­tá­cu­los e o Sa­lão No­bre, e re­ve­la cu­ri­o­si­da­des do te­a­tro inau­gu­ra­do em

1911. Um di­fe­ren­ci­al é que é pos­sí­vel fa­zer a vi­si­ta com o guia fa­lan­do em in­glês, às

14h, e em Li­bras, às 16h. A vi­si­ta mais con­cor­ri­da, no en­tan­to, acon­te­ce ape­nas uma vez ao dia e re­ve­la os lo­cais que não es­tão às vis­tas de quem vai ver es­pe­tá­cu­los ali.

Ao meio-dia, o pas­seio co-

me­ça na pra­ça Ra­mos de Aze­ve­do. O pú­bli­co en­tra no te­a­tro pe­las an­ti­gas tu­bu­la­ções de ven­ti­la­ção, que le­vam ao es­pa­ço sub­ter­râ­neo ho­je ocu­pa­do pe­lo Bar dos Ar­cos. De lá, so­be-se cin­co an­da­res pa­ra se che­gar à cú­pu­la, on­de as com­pa­nhi­as mu­ni­ci­pais en­sai­am, pro­por­ci­o­nan­do uma per­cep­ção bem di­fe­ren­te so­bre co­mo fun­ci­o­na um te­a­tro des­se por­te.

AN­DRÉ POR­TO/ME­TRO

Cú­pu­la do Mu­ni­ci­pal, que re­ce­be en­sai­os da or­ques­tra e é nor­mal­men­te fe­cha­da ao pú­bli­co, faz par­te do ro­tei­ro

Im

No Sa­lão No­bre, des­ta­cam-se o ta­pe­tecri­a­do pe­los ir­mãos Cam­pa­na e os vi­trais ori­gi­nais de 1911 (aci­ma); a vi­si­ta do meio-dia co­me­ça na pra­ça Ra­mos de Aze­ve­do e faz o pú­bli­co an­darpe­lo sub­ter­râ­neo do te­a­tro (ao la­do)

FO­TOS: AN­DRÉ POR­TO/ME­TRO

pos­sí­vel não re­gis­trar uma fo­to do hall e da sa­la de es­pe­tá­cu­los com ca­pa­ci­da­de pa­ra1.523 es­pec­ta­do­res

A vi­si­ta pas­sa pe­lo re­cém-inau­gu­ra­do Bar dos Ar­cos, que fun­ci­o­na de ter­ça a sá­ba­do a par­tir das 19h, com en­tra­dape­la la­te­ral do te­a­tro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.