Pror­ro­ga­ção de pra­zo pre­o­cu­pa es­pe­ci­a­lis­ta

Metro Brazil (Sao Paulo) - - BRASIL -

O Có­di­go Flo­res­tal Bra­si­lei­ro de­ter­mi­na que pro­pri­e­tá­ri­os ru­rais de­vem man­ter a Ma­ta Atlân­ti­ca em pe­lo me­nos 20% de su­as áre­as. Eles de­ve­ri­am de­cla­rar a por­cen­ta­gem da ma­ta ori­gi­nal até o dia 31 de de­zem­bro do ano pas­sa­do, mas o go­ver­no do ex-pre­si­den­te Mi­chel Te­mer pror­ro­gou o pra­zo pa­ra o fi­nal des­te ano.

Pa­ra o dou­tor em Ecologia e pro­fes­sor da USP (Uni­ver­si­da­de de São Pau­lo) Je­an Paul Metzger, a pror­ro­ga­ção do pra­zo vai atra­sar ain­da mais a re­cu­pe­ra­ção das áre­as, co­mo es­tá de­fi­ni­do na lei. “Mais uma vez o pra­zo pa­ra ca­das­tra­men­to foi pos­ter­ga­do. Pri­mei­ro o pro­pri­e­tá­rio pre­ci­sa de­cla­rar, pa­ra de­pois co­me­çar a re­cu­pe­ra­ção das áre­as”, ava­lia.

A atu­a­ção do Mi­nis­té­rio do Meio Am­bi­en­te no go­ver­no do pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro (PSL) tam­bém pre­o­cu­pa. “Es­ta­mos em um mo­men­to em que o Mi­nis­té­rio do Meio Am­bi­en­te es­tá a ser­vi­ço do Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra. E ob­vi­a­men­te a res­tau­ra­ção en­vol­ve cus­tos”, co­men­ta Metzger. “Te­nho o te­mor de que is­so aca­be não ocor­ren­do ou se­ja mo­di­fi­ca­do, pa­ra que o pro­pri­e­tá­rio não te­nha que fa­zer mais na­da, e pi­or, que con­ti­nue pro­mo­ven­do o des­ma­ta­men­to ile­gal”.

Se a lei for cum­pri­da, a co­ber­tu­ra de Ma­ta Atlân­ti­ca pas­sa­rá dos atu­ais 32 mi­lhões de hec­ta­res pa­ra 37 mi­lhões de hec­ta­res.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.