FIM DA ES­TRA­DA

Metro Brazil (Sao Paulo) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Um dos fo­tó­gra­fos mais in­flu­en­tes do século 20, suí­ço Ro­bert Frank, au­tor do li­vro ‘Os Ame­ri­ca­nos’ (‘The Ame­ri­cans’) re­tra­to de­so­la­dor do in­te­ri­or dos EUA e de seus mo­ra­do­res cons­truí­do a par­tir de su­as vi­a­gens de car­ro nos anos 1950, morre aos 94 anos

Ro­bert Frank, um dos fo­tó­gra­fos mais in­flu­en­tes do século 20, au­tor do fa­mo­so li­vro “Os Ame­ri­ca­nos” (“The Ame­ri­cans”) mor­reu nes­ta se­gun­da-fei­ra no con­da­do de In­ver­ness, em No­va Es­có­cia, no Ca­na­dá, aos 94 anos. Frank era mo­ra­dor de Ma­nhat­tan, mas ti­nha uma ca­sa de ve­rão na re­gião.

Do­no de um estilo vi­su­al cru e ex­pres­si­vo, su­as con­tri­bui­ções fo­ram fun­da­men­tais para mu­dar o cur­so da fo­to­gra­fia do­cu­men­tal. Com “Os Ame­ri­ca­nos”, cu­ja pri­mei­ra edi­ção (“Les Ame­ri­cains”) saiu na Fran­ça em 1958, de­sa­fi­ou a fór­mu­la en­ges­sa­da do fo­to­jor­na­lis­mo de en­tão, mar­ca­da por ima­gens ní­ti­das, bem ilu­mi­na­das e com­pos­tas ao mo­do clás­si­co. Já Frank, che­gou para im­pri­mir uma es­té­ti­ca ur­gen­te e es­pon­tâ­nea, fei­ta de en­qua­dra­men­tos apa­ren­te­men­te ale­a­tó­ri­os e gra­nu­la­ções.

A ver­são de­fi­ni­ti­va traz 83 ima­gens em pre­to e bran­co ti­ra­das em su­as vi­a­gens pe­los Es­ta­dos Uni­dos. Du­ran­te no­ve me­ses en­tre os anos de 1955 e 1957 ele per­cor­reu três ro­tas, cer­ca de 16 mil quilô­me­tros, 30 es­ta­dos e 767 fil­mes. Fru­to de uma bol­sa da Gug­ge­nheim Fel­lowship, foi re­a­li­za­da num car­ro ve­lho usa­do e ori­gi­na­ram cer­ca de 27 mil fo­to­gra­fi­as que se tor­na­ram ver­da­dei­ros re­tra­tos de uma Amé­ri­ca mul­ti­fa­ce­ta­da.

Su­as len­tes eram atraí­das por ce­nas co­mo in­di­ví­du­os so­li­tá­ri­os, a rotina das ruas e dos cam­pos, ca­sais ado­les­cen­tes, fu­ne­rais e as­pec­tos culturais. “Pa­tri­o­tis­mo, oti­mis­mo e a vi­da su­bur­ba­na sem fil­tros eram a re­gra do dia”, es­cre­veu Char­lie LeDuff so­bre Frank na re­vis­ta “Va­nity Fair” em 2008.

Ro­bert Frank nas­ceu em Zu­ri­que, na Suí­ça. Em 1946 cri­ou seu pri­mei­ro li­vro de ima­gens, in­ti­tu­la­do “40 Fotos”. No ano se­guin­te imi­grou para os Es­ta­dos Uni­dos, on­de co­la­bo­rou co­mo fo­tó­gra­fo em re­vis­tas co­mo “Har­per’s Ba­za­ar” e “Li­fe”. Em 1948, vi­a­jou pe­las Amé­ri­cas Cen­tral e do Sul, per­cor­ren­do o Pe­ru, dos An­des à Amazô­nia.

Em 1949 edi­tou e pro­du­ziu um pe­que­no li­vro de au­tor so­bre o Pe­ru. O ma­te­ri­al se­ria pu­bli­ca­do ao lon­go da dé­ca­da de 1950 por Ro­bert Del­pi­re, seu pri­mei­ro edi­tor de “Os Ame­ri­ca­nos”, que em 1959 ga­nhou a ver­são es­ta­du­ni­den­se pe­la Gro­ve Press. O tí­tu­lo em lín­gua in­gle­sa tra­zia um pre­fá­cio de Jack Ke­rou­ac.

Des­sa pri­mei­ra edi­ção ame­ri­ca­na, re­vi­sa­da e re­e­di­ta­da por Frank em 2008, re­sul­ta a ver­são bra­si­lei­ra, “Os Ame­ri­ca­nos”, lan­ça­da pe­lo Ins­ti­tu­to Mo­rei­ra Sa­les em 2017, con­jun­ta­men­te com a ex­po­si­ção que inau­gu­rou a uni­da­de da ave­ni­da Pau­lis­ta.

Mú­si­ca e ci­ne­ma

Ao lon­go da dé­ca­da de 1960, Ro­bert Frank pas­sou a atu­ar na di­re­ção de fil­mes, co­mo o cur­ta-me­tra­gem “Pull My Daisy” (1959) e “Cock­suc­ker Blu­es” (1979), do­cu­men­tá­rio so­bre a tur­nê dos Rol­ling Sto­nes em 1972, além da capa do ál­bum “Exi­le On Main Stre­et”, tam­bém da ban­da bri­tâ­ni­ca, lan­ça­do no mes­mo ano. Seu au­di­o­vi­su­al in­flu­en­ci­ou os tra­ba­lhos de ci­ne­as­tas co­mo Jim Jar­mus­ch, que o con­si­de­ra o pa­dri­nho do ci­ne­ma in­de­pen­den­te. No iní­cio dos anos 1970 ele re­to­mou a pro­du­ção fo­to­grá­fi­ca e es­se mer­gu­lho po­de ser apre­ci­a­do em “Vi­su­al Di­a­ri­es (20082017)”.

Lu­to. Íco­ne da fo­to­gra­fia do­cu­men­tal, au­tor de ‘Os Ame­ri­ca­nos’ foi cri­a­dor de es­té­ti­ca ur­gen­te e es­pon­tâ­nea

REPRODU­ÇÃO/SOTHEBY’S

U.S. 285, New Me­xi­co (1955-1956), uma das 83 ima­gens que in­te­gra o li­vro ‘Os Ame­ri­ca­nos’

“Pa­ra­de” No­va Jer­sey (1955)

“Fu­ne­ral” Ca­ro­li­na do Sul (1955)

“Car­ro Co­ber­to” Ca­li­for­nia (1956)

O au­tor, em ce­na do do­cu­men­tá­rio ‘Don’t Blink’ de 2015

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.